Confira a seguir informações sobre o que são linfonodos e sua importância para o corpo humano.
Os linfonodos são importantes órgãos que fazem parte do sistema linfático. Esses pequenos órgãos perfurados também chamados de gânglios linfáticos e se encontram dispostos na rede linfática, uma rede de dutos que faz parte do sistema linfático.
Os linfonodos se encontram dispostos na rede linfática, a qual forma o sistema linfático, que é muito importante não só para o sistema imunológico como circulatório, pois a linfa transportada nele volta para o sistema circulatório livre de impurezas.
Pois o sistema linfático remove os fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorve os ácidos graxos e transporta a gordura para o sistema circulatório, além de que como dissemos anteriormente produzi células imunes.
É nos linfonodos que a linfa é filtrada. A linfa é um fluido originado do sangue que contém glóbulos brancos que protegem nosso organismo contra bactérias e vírus invasores.
Além disso, também passam por eles oxigênio, proteínas e glicose, substâncias importantes para o sistema circulatório, que tem como função levar nutrientes e oxigênio para os órgãos do corpo humano.
Quando ela passa pelos linfonodos deixa para trás vírus, bactérias e resíduos celulares, os quais os são fagocitados pelos linfócitos e macrófagos, células que compõem o linfonodo.
Publicidade:
Dessa forma podemos dizer que a principal função dos linfonodos é a de proteção contra os micro-organismos, pois uma vez que se encontram espalhados por todo corpo, assim que o nosso organismo é infectado, os linfócitos próximos ao local se multiplicam rapidamente para impedir a passagem e destruir os invasores.
Também ocorre a liberação de substâncias que atraem linfócitos e macrófagos com o intuito de otimizar a defesa, no entanto devido a grande quantidade de linfócitos, os linfonodos acabam inchando formando ínguas, sendo possível detectar o processo infeccioso através deles.
Assim que a infecção é combatida as ínguas tendem a se desfazer e os linfonodos voltam a seu tamanho normal.
No entanto caso a infecção continue pode levar a outros problemas como anemia, anorexia, febre, distúrbio de coagulação, entre outros.
Os linfonodos são revestidos por uma cápsula de tecidos conjuntivos, as quais emitem ramos internos, assim dividindo-os em lóbulos incompletos. Vendo assim ele é dividido em zona cortical, paracortical e medular.
É na zona cortical que os linfócitos B entram em fase de maturação, sendo que eles se proliferam nos folículos germinativos. Na zona paracortical se encontram os linfócitos T e na região medular as células B e T, plasmócitos e macrófagos.
Apesar da importância dos linfonodos no corpo humano nele e em todo o sistema linfático pode ocorrer a disseminação de alguns tipos de câncer, como o de mama.
Sendo assim quando um linfonodo contém um tumor também pode aumentar de tamanho e nesses casos só é possível eliminar os tumores através de quimioterapias ou radioterapias.
0 comentários :
Postar um comentário