segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SISTEMA LINFÁTICO HUMANO- RESUMO


O sistema linfático é o sistema formado por uma complexa rede de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático existentes nos tecidos para o sistema circulatório.

O sistema linfático é responsável pela remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorve ácidos graxos, transporta gordura para o sistema circulatório e produz células importantes para o sistema imunológico como linfócitos, monócitos e plasmócitos (células que produzem anticorpos). 
Assim ele é extremamente importante para a proteção do organismo contra microorganismos invasores.
A linfa é um fluido amarelado ou transparente formada em sua maior parte por linfócitos que e se encontram nos tecidos. Ela é drenada pelos capilares linfáticos que existem entre as células. Estes se ligam, formando vasos maiores (vasos linfáticos) até chegarem às veias que chegam ao coração. Os capilares linfáticos existem em maior quantidade na derme da pele.

Os vasos linfáticos são os vasos que conduzem os linfonodos dos capilares linfáticos para a corrente sanguínea. Os vasos linfáticos são divididos em dois tipos: vasos linfáticos superficiais e vasos linfáticos profundos. Os superficiais são localizados sob a pele e acompanham as veias superficiais. Os profundos se encontram em menor número, porém eles são maiores que os superficiais e acompanham os vasos sanguíneos profundos.

Publicidade:


Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais distribuídos por diversos pontos da rede linfática. A linfa circula no interior desses linfonodos em seu caminho para o coração e neles ela é filtrada. Os linfócitos existentes nos linfonodos têm a função de fagocitar vírus, bactérias e resíduos celulares.

Por isso os linfonodos são muito importantes, eles são considerados órgãos de defesa do nosso organismo e tem como função produzir anticorpos. Quando microorganismos invadem o nosso organismo, os glóbulos brancos dos linfonodos começam a se multiplicar para combater os invasores, por essa razão eles se incham, formando as ínguas.

O baço é o maior órgão do sistema linfático e tem função hematopoética até o último mês de vida fetal e função hemolítico-fisiológica. Ele é influi na composição do sangue e é responsável por irrigar o nosso corpo, assim controlando a quantidade de sangue nas nossas veias e artérias. O baço também produz glóbulos brancos e se caso sofrermos algum corte ou hemorragia, ele bombeia rapidamente mais líquido para o aparelho circulatório, assim restabelecendo o equilíbrio. 

Mas quando ocorre a ruptura do baço, causa uma hemorragia intraperitonial intensa e choque, o que pode levar à morte, por isso nesses casos é recomendada manutenção do órgão ou a retirada dele, quando o sangramento não cessa. Porém sem ele o organismo se torna mais suscetível à infecções de bactérias capsuladas.

Saiba mais sobre o Câncer no Sistema Linfático- Linfoma:


As amígdalas ou tosila palatina também faz parte do sistema linfático, ela se localiza em ambos os lados da garganta e é rica em linfócitos, assim sua função também é a defesa do organismo, produzindo anticorpos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SISTEMA LINFÁTICO HUMANO- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

9 comentários :

Cristina Dias disse...

Parabéns pelo trabalho, muito bom.

Anônimo disse...

valeu era o q eu quiria parabens

Anônimo disse...

valeu era isso q eu estava precisando mesmo

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

vlw me ajudo a apresentar o meu trabalho de c.f.b :D

Anônimo disse...

muito bom este caite

Anônimo disse...

coisa chata d+

Anônimo disse...

muito bom...me ajudou a passar em uma prova...obrigada

Anônimo disse...

EXCELENTE,ADOREI!!!!

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.