terça-feira, 2 de agosto de 2011

SISTEMA DIGESTIVO HUMANO- DIGESTÓRIO



O sistema digestivo ou digestório humano é o sistema responsável por absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos, necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção.

O sistema digestivo é formado por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. A mucosa desse sistema apresenta milhões de vilosidades (pequenas dobras que aumentam a superfície de absorção intestinal). Essas dobras são formadas por pequenas células do epitélio intestinal, que apresentam microvilosidades (dobrinhas microscópicas). Os componentes desse sistema são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

A faringe é um canal músculo membranoso que é comum aos sistemas digestivo e respiratório, pois esse canal se comunica com a boca e com as fossas nasais. Ele se estende da base do crânio à borda interior da cartilagem cricóide, continuando pelo esôfago. Na faringe passam os alimentos ingeridos em direção ao esôfago.

O esôfago é um canal muscular que se estende da faringe ao estômago. Ele é a parte mais estreita do sistema digestivo, atravessando a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. Esse canal empurra o bolo alimentar para o estômago através de contrações (movimentos peristálticos), que também são realizadas pelo estômago e intestino.

O estômago é órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Ele se localiza no lado esquerdo abaixo do abdômen. Ele é responsável pela decomposição dos alimentos. O estômago é capaz de guardas quase um litro e meio de comida, devido a um músculo circular que existe em sua parte inferior.
O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que vai desde o estômago até ao intestino grosso. Ele é dividido em três partes: duodeno (perto do estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso).
Publicidade:


O duodeno é dividido em quatro partes com a forma de C. Nele o suco pancreático e a secreção biliar agem na digestão atacando a quimo e a transformando em quilo. Ele também apresenta glândulas que secretam muco nas paredes do intestino delgado, chamadas de glândulas de Brunner.
O jejuno é a continuação do duodeno, ele sempre é aberto e se apresenta vazio. Sua função é começar a absorção de nutrientes.

O íleo é o último segmento do intestino delgado, ele faz continuação ao jejuno. Ele é mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.

O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a água vinda das secreções digestivas. As glândulas da mucosa do intestino grosso também secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu transporte e eliminação através do ânus. Ele é dividido em quatro partes: ceco, cólon, apêndice e o reto.

O ceco é a parte inicial do intestino grosso, é o segmento de maior calibre que se liga ao íleo. Existe uma válvula encontrada na junção do íleo como ceco chamado de válvula ileocecal, que impede o refluxo do material vindo do intestino delgado.

O cólon é a região intermediária do intestino grosso, ele se prolonga do ceco até o ânus.
O apêndice é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego.

O sigmóide é a parte do intestino grosso que liga a porção transversal dele com o reto.
O reto é a parte final do tubo digestivo, terminando no canal anal. Ele costuma apresentar três pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada.

O ânus controla a saída das fezes, é localizado na extremidade do intestino grosso.
Também estão associadas ao intestino grosso glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fígado também tem uma grande participação na digestão, ele produz bílis que ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimensão, assim facilitando a digestão.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SISTEMA DIGESTIVO HUMANO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Anônimo disse...

Tendo em vista que o Sistema Digestório começa pela boca, porque não tem nada a respeito da mesma?

Rita de Cassía disse...


Amei seu blo é muito fofo e me ajudou bastante



Pesquisas relacionadas a sistema digestivo

Sistema digestivo - Exercícios para imprimir

Exercicios de sistema digestório com gabarito

Sistema digestório exercícios com gabarito

sistema digestivo resumo

sistema digestivo anatomia

sistema digestivo humano

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.