sexta-feira, 8 de julho de 2011

ANIMAIS NOTURNOS E DIURNOS



Os animais são seres vivos formados por células eucariontes. Eles pertencem a um grande grupo chamado Reino Animália. Os seres pertencentes a esse grupo são de uma incrível variedade tanto em sua forma e tamanho quanto em seus hábitos naturais.

Existem animais com hábitos noturnos e animais com hábitos diurnos. Os animais noturnos possuem olhos com apenas bastonetes – um dos tipos de fotorreceptores da retina do globo ocular que são extremamente sensíveis à luz, aproveitando o máximo dela, mas não são capazes de distinguirem as cores. Já os animais diurnos possuem os dois tipos de fotorreceptores: os bastonetes e os cones – que permitem as imagens projetadas obterem cor. Por essa razão os animais diurnos obtêm imagens coloridas, enquanto que os noturnos não possuem essa visão.

Por possuírem uma visão mais avantajada os animais diurnos não se adaptam bem à noite. Por isso eles caçam, se alimentam e fazem suas necessidades durante o dia. Há um grande número de animais pertencentes a esse grupo.

Por outro lado os animais noturnos constituem um grupo menor, mais especializado. Como eles não possuem um sistema óptico tão especializado quanto os animais diurnos, eles fazem uso de outros mecanismos sensoriais que são capazes de complementar o sentido da visão. A coruja, por exemplo, que é uma ave noturna, possui um sistema auditivo aguçado que permite a ela rastrear suas presas, assim não sendo tão necessária a visualização.

Outro animal que possui um órgão sensorial adaptado a vida noturna é o gato doméstico. Sempre vemos esse pequeno mamífero dormindo durante o dia, mas durante a noite ele entra em atividade, isso se deve aos gatos possuírem olhos especiais adaptados ao escuro, fazendo com que assim eles possam enxergar facilmente. Além da audição aguçada e visão noturna, há outros animais que possuem olfato e tatos apurados.

Publicidade:


Os morcegos desenvolveram uma linguagem de comunicação especializada, como se fosse um radar, onde emitem sinais sonoros imperceptíveis aos outros animais, emitido ou pelo estalar de sua língua ou até por suas narinas. Essa forma de comunicação é chamada de eco localização.
Outros animais noturnos como os hamsters fazem uma toca e se escondem durante o dia de seus predadores.

Além da coruja há diversas espécies de animais que tem como costume acordar ao surgir da noite. Todos os seres vivos possuem características específicas de acordo com sua espécie que muitas vezes podem não corresponder com o que nosso organismo pode agüentar por isso devemos nos adaptar de acordo com nossas necessidades.

O hábito noturno também é visto, principalmente em animais que vivem em áreas extremamente quentes, como os desertos. Esses animais não podem se adaptar ao calor e por essa razão eles dormem durante o dia e são ativos durante a noite quando a temperatura abaixa. Esse é o caso dos sapos e rãs que desenvolveram um tipo diferente de pele que é muito sensível a altas temperaturas que os organismos de animais com hábitos diurnos recebem diariamente, por isso, esses animais se adaptaram melhor a ter hábitos noturnos.

A proteção também é um fator muito importante como causa da adaptação à vida noturna. Exceto os animais noturnos, os outros animais estão somente despertos durante o dia, assim os animais noturnos se mantêm escondidos, protegidos dos predadores diurnos. Assim como os pequenos mamíferos como os gambás, que tiveram a necessidade de se adaptarem a vida noturna para escapar de seus caçadores naturais, de hábitos diurnos.

Também os animais que vivem no fundo do oceano, onde não tem fonte de luz alguma, possuem olhos pequenos que não tem função alguma ou ainda não os apresentam, pois a visão não se torna tão necessária para sua sobrevivência, uma vez que eles não necessitam dela para sobreviverem.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ANIMAIS NOTURNOS E DIURNOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

17 comentários :

Anônimo disse...

não apareceu o que eu queria mais ajudou bastante na minha pesquisa! obrigado!

Anônimo disse...

voces de veriam colocar mais animais noturnos

Anônimo disse...

Voces colocaram basatnte coisa, mas eu não precisava de nada poderiam aumentar o texto e ia ficar beeeeeeeeeeeem melhor!

Anônimo disse...

cadê os animais diurno !!!

Anônimo disse...

muito fraco

Anônimo disse...

obrigado

Anônimo disse...

queria mais conteudo e caracteristcas dos animais noturnos e diurnos

Anônimo disse...

sobre os noturnos ficou ótimo, mais cade os de habtos diurnos ?? eu precisava deles também.. mais mesmo assim ja ajudou no noturno então muito obrigada !

Anônimo disse...

achei muito interessante ajudou muito minha pesquisa obrigado

Anônimo disse...

muito legal

Anônimo disse...

me ajudou muito.....bem explicado! mto obrigada!

Anônimo disse...

nã... não é bóm não gostei
não mesmo
tem que melhorar
muito
;)
xau
sem
mais
obrigado!!!!!!!

Anônimo disse...

Me desculpa
Não me ajudou
i eu não gostei!!!!

Carol Martins disse...

uau

Anônimo disse...

achei muito bom

Anônimo disse...

Não me ajudou! Deveria melhorar muito mesmo! :)

Anônimo disse...

Olha,não achei coisas tão precisas por favor botem mais coisas interessantes porque muitos alunos estão aqui para pesquisar e para estudar também! :/

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.