sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COMO PREPARAR-FAZER ARROZ INTEGRAL | RECEITA


O arroz está presente na maioria das refeições dos brasileiros, fazendo o maior sucesso na nossa culinária. Mas será que o arroz que consumimos faz bem ao nosso corpo? Esse arroz branquinho pode ser muito gostoso, mas é pobre em vitaminas e nutrientes que melhorariam a nossa saúde.
Arroz integral.
Isso se deve ao processo de preparação que o arroz passa até chegar ao nosso prato, pois o arroz para ficar branco passa por um polimento que retira a película amarronzada que o envolve, e é nela que se encontra a maior concentração de nutrientes. Quando não se retira a película o arroz fica conhecido como arroz integral.
Esse arroz apresenta uma grande quantidade de fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Nutrientes que fazem muito bem ao corpo, pois através deles evitamos disfunções intestinais, auxilia o metabolismo da glicose em diabéticos, protege o sistema nervoso e participa do metabolismo da contração muscular, além de não conter glúten.

Apesar do processo de preparo do arroz integral ser mais trabalhoso, mas vale à pena. Muitas pessoas reclamam também do gosto do arroz integral alegando ser menos saboroso que o branco, mas preparando da maneira certa você verá como ficará gostoso.

Antes de cozinhar você deve lavar bem o arroz, deixando-o de molho na água fria por uns 5 minutos, mexendo-o com as mãos por 1 minuto e escorrendo depois. Coloque mais água fria e apanhe o arroz comas mãos apertando. Vá trocando de água até sair todos os resíduos, sempre utilizando água fria. Quando não houver mais resíduos o arroz estará limpo.

Publicidade:


Você pode cozinhar tanto em panela normal quanto a de pressão. Aqui você verá dos dois modos. Na panela normal deixe o arroz de molho antes de cozinhar por umas 3 horas. Se preferir pode deixar de um dia para o outro. Depois de escorrido o arroz, coloque-o em uma panela sem óleo ou qualquer ingrediente. Toste-o sem que ele queime. Depois coloque duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Tempere-o com azeite e sal a gosto. Deixe o arroz cozinhar até que a água seque, isso levará cerca de 20 minutos. E estará pronto.

Receita de arroz integral com frutas secas:


Para cozinhar na panela de pressão você deve colocar um fio de azeite e refogar cebola e alho picados, acrescente o arroz integral, claro que antes passando pelo mesmo processo de limpeza citado acima. Coloque a mesma quantidade de água 2 xícaras de água para cada uma de arroz e sal a gosto. Tampe a panela e quando ela pegar pressão e começar a chiar, deixe por mais 10 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão da panela e assim o arroz estará pronto.

Agora é só você servir juntamente com outros pratos e saborear essa delicia que só fará bem a sua saúde.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO PREPARAR-FAZER ARROZ INTEGRAL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

Bom.....a respeito do arroz integral......ja tentei cozinha-lo de varias maneiras,mas em nenhuma delas usei 2 medidas de agua para 1 de arroz.Hoje no almoço fiz na panela comum:1 copo de arroz...4copos de agua e pode acreditar,foi 50 minutos cozinhando em fogo brando com a panela semi tampada.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.