terça-feira, 2 de agosto de 2011

SISTEMA ENDÓCRINO- RESUMO



O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, as quais tem como característica a produção de secreções, chamadas de hormônios. As glândulas endócrinas lançam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, por onde eles atingem todas as células do corpo.

O sistema endócrino, geralmente interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores eficazes. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Assim os dois juntos atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Os principais órgãos que formam o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, as supra-renais, o pâncreas, as gônadas (os ovários nas mulheres e os testículos nos homens) e o tecido adiposo.
A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, ela se encontra em uma cavidade óssea localizada na base do cérebro, que se liga ao hipotálamo através do pedículo hipofisário. 

Grande parte das funções da hipófise é regulada pelo hipotálamo. A hipófise é dividida em duas partes: adenoipófise e neruroipófise. A adenoipófise tem origem através de células epiteliais, enquanto a neuroipófise tem origem nervosa. A hipófise tem como função a regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
O hipotálamo é uma região do encéfalo que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, através da síntese da secreção de neuro-hormônios. O hipotálamo auxilia o organismo a se ajustar às variações externas, controlando a temperatura corporal, o apetite, o balanço da água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. Ele também faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, assim ativando diversas glândulas produtoras de hormônios. A hipófise e o hipotálamo são responsáveis por controlar todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas.

Publicidade:


A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do nosso organismo. Ela apresenta dois lobos que ficam localizados no pescoço e produz hormônios, especialmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que são responsáveis por regular o metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. Além desses hormônios a tireóide também produz o hormônio calcitonina que tem um importante papel na homeostase do cálcio.

A glândula suprarenal é possui um formato triangular, envolvida por uma cápsula fibrosa, localizada acima do rim. Sua principal função é converter as proteínas e gorduras em glicose, assim diminuindo a captação de glicose pelas células, aumentando a utilização de gorduras. Essa glândula também realiza a síntese e libera os hormonas corticosteróides (atua no equilíbrio de íons e água e no metabolismo) e as catecolaminas (compostos químicos que podem ser liberados em situações de stress) como o cortisol e a adrenalina.

O pâncreas é uma glândula do sistema digestivo e endócrino. Ele pode ser tanto exócrino com o papel de secretar suco gástrico, que também contém enzimas digestivas quanto endócrino em que ele produz muitos hormônios importantes como insulina, glucagon e somatostatina.

As gônadas são órgãos que produzem as células sexuais, os gametas, tanto feminino no caso da mulher como masculino no caso do homem, necessários para sua reprodução.

O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo no qual se encontra a grande presença de adipócitos, células que acumulam gotículas de lipídios em seu citoplasma. Ele é encontrado embaixo da pele, na camada hipoderme, e é responsável por modelar a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo, além de servir como depósito de energia, pois os triglicerídios acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SISTEMA ENDÓCRINO- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

50 comentários :

Anônimo disse...

Olá gostei muito do texto muito bem resumido,e bem escrito...deu para eu interpretar e intender bem. Muito obrigada.

Anônimo disse...

Muito obrigado...me ajudou bastante para mim passa de ano no colegio .. vlw mesmo ae pessoal me ajudou d+ !!!

Anônimo disse...

Poxaa, quantas palavras dificeis hein!!!

Anônimo disse...

muito boo mesmo...ainda bem que tem semre aqueles para nos auxiliarem na melhor maneira...que Deus os abençoe...obbrigado

Anônimo disse...

Mt mt boom msm, me ajudou bastante :D

Anônimo disse...

mto legal, gostei mto de vc qerido

Anônimo disse...

este resumo me ajudo muito na prova de anatomia;muito bem mesmo resumido estudei por aki mesmo...gostei muito

Anônimo disse...

me salvou!!!!!!!! com o prf CHICÃO fisiologia, muito bom

Anônimo disse...

ooo manouw parabéns texto mt boom
PARABÉNS !!!!

Anônimo disse...

Cara muito bem resumido muito legal mesmo eu ainda vou fazer a prova mais aposto que vou passar brigado mesmo vlw......

Anônimo disse...

incrivel vou feser uma prova de decisao para mim passar agora ja to bem afiada para a prova muito obrigado

Anônimo disse...

adorei o ressumo me ajudou muito..........

Anônimo disse...

gosteiiiiiiiiiii , mas tinha q ser maiss pequeno.... kkk
, zuandoo

Anônimo disse...

adorei o resumo ajudou bastante , vou me dar bem na prova.

Anônimo disse...

Muito bom...
Ajudou bastante! Parabéns!!!

Anônimo disse...

M...
Gostei apesar de ser um resumo.
Ele esclarece o ponto chave sobre o Sistema Endocrino, ou seja, sua ligação com o sistema nervoso.

Anônimo disse...

axei q era resumo ¬¬'

Anônimo disse...

gostei muito ,ele descreve pontos importantes do Sistema Endocrino , Muito Bem. Parabéns

Anônimo disse...

gostei muuuuuuito desse resumo

Anônimo disse...

gostei muito acabei de fazer um trabalho vc mim ajudou muito,muito obg que deus te abençõe

Anônimo disse...

gostei muito acabei de fazer um trabalho vc mim ajudou muito,muito obg que deus te abençõe
7 de março de 2012 12:52

Anônimo disse...

a Kundalini manipula estas glandulas e detona a pessoa como vi certos casos ao que foram internados.

é lastimavel que ainda existam pessoas que permitem esta interação com tal espirito demoniaco.

http://www.youtube.com/watch?v=b7Hidj1OGcE

Vide Kundalini por Andrew Strom no youtube tambem

Anônimo disse...

muito muito obrigado valeu dimais, por me ajudar.
que Deus te abençoe.26/03/12

Anônimo disse...

otimo,me ajudou muito,valeuuuuuuuu

Anônimo disse...

valeu Antônio!

Anônimo disse...

essee teextoos mee aajuuddooo obriigaaddoo vaaleeuu !!!

Anônimo disse...

gostei muito... obrigada por nos ajudar...

Anônimo disse...

Me ajudou mtoo vlw'

Anônimo disse...

Vaaleu, tirei nota 10 no trabalho escolar, gostei muito, beijos .. Fabiana Macêdo de Praia Grande-SP

Anônimo disse...

muito bom o texto, gostei.

Anônimo disse...

axei muito bom apesar do tamanho e das palavras dificeis

Anônimo disse...

O TEXTO E BOM ESPERO Q ME AJUDE VALEU AI MANOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Foi otimo o texto, me ajudou bastante e deu pra endenter bem . Vlw ;*

Anônimo disse...

adorei este testo , ele me ajudou muito no trabalho que eu fiz

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

parabens para vcs que resumirao tudo fico perfeito muito obrigado ,, tenho que copiar para mostra minha prof, thal obrugado

Anônimo disse...

Aqui é corinthias mano pode crer esse site.MNEIRO>VIDA LOKA.

Anônimo disse...

Muito tri o site maluco.SINISTRO.

Anônimo disse...

QUE MASSA IA TER DE RESUMIR UM MONTAO COM ESSE RESUMO TIREI 100
SO DI BOA HEIM

Anônimo disse...

este resumo foi ótimo adorei muito taynara

Anônimo disse...

muito bem resulmido, dá pra estudar e tirar boa nota
valeu

Anônimo disse...

está lindíssimo adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

le disse...

oi obrigada pela força...um texto muiiiito didático,me ajudou muito....le

Anônimo disse...

Ñ Mee Ajuudoou Em Nd !

Anônimo disse...

Obrigada mim ajudou muito vou tirar 10

Anônimo disse...

noça vai fala qe iso è rezumo na caza do .......

Anônimo disse...

legalllllllllllllllllllll

Anônimo disse...

DA ONDE Q ISSO E UM RESUMO SE SO EU Q VOU TER Q RESUMIR PRA ESCREVER NO MEU TRABALHO NE :| :| :| :|

Anônimo disse...

VAI TOMA NOS ZOIO Q RESUMO EM PO

Unknown disse...

kii resumo em!! meu trabalho vai fika perfeitoo!!*---*

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.