segunda-feira, 4 de junho de 2012

CICLO MENSTRUAL FEMININO 28, 30 DIAS- PERÍODO FÉRTIL


O ciclo menstrual é um processo hormonal feminino, pelo qual todas as mulheres passam. Ele costuma durar cerca de 28 a 30 dias, mas podem haver variações para mais ou menos e sua ocorrência é extremamente importante para que haja a fecundação. Para que você entenda melhor, vamos explicar de forma resumida como se da o processo.  
tabelinha-periodo-fertil-ciclo-menstrual
Ciclo Menstrual Feminino.
O ciclo menstrual começa a partir da primeira menstruação, que acontece na puberdade, geralmente aos 12 ou 13 anos, sendo que a primeira menstruação é chamada de menarca. Como nessa época o ciclo ainda não está regulado, há períodos irregulares, podendo haver intervalos de quatro, cinco e até seis meses entre os ciclos. 
Um ciclo começa sempre no primeiro dia de uma menstruação e se estende até o primeiro dia da menstruação seguinte.  Esse processo é regulado através do sistema endócrino, o qual é responsável pela produção de hormônios. O ciclo menstrual é dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase juteínica. 

A fase folicular, também conhecida como proliferativa, é a fase em que o folículo cresce estimulado pelos hormônio FHS e LH, produzindo estrogênios, hormônios femininos que provocam o crescimento de uma membrana que forra o útero, onde o embrião se fixará e crescerá, o endométrio. Geralmente apenas um folículo passa pelo processo de desenvolvimento e se transforma em folículo maduro. 

Publicidade:


Este folículo se rompe, enquanto o ovócito primário termina sua primeira divisão, assim lançando o ovócito secundário na tuba uterina.  A partir de quando o ovócito secundário é lançado na tuba uterina começa a fase de ovulação, e é nessa fase em que o ovócito pode ser fecundado e dar início à gestação, caso ele ocorra a fecundação, ele é liberado do corpo feminino através da menstruação. 

É nessa fase que a mulher se encontra fértil e geralmente acontece entre o décimo e o décimo oitavo dia. Já a última, a fase luteínica começa com a formação do corpo lúteo, uma estrutura endócrina temporária, formada pelos folículos que não foram usados, provocando a produção de progesteronas necessárias para a manutenção de uma gravidez. 
Período Fértil da Mulher.
Caso a gravidez aconteça, o corpo lúteo funciona por cinco ou seis meses, caso contrário para de funcionar.  Dessa forma ele acaba atrofiando e morrendo, fazendo com que os níveis de progesterona e estrogênio caiam e aumentando os níveis de FSH que começa a recrutar folículos para dar início a um novo ciclo. Assim o útero começa a eliminar o óvulo e sua membrana de revestimento através da menstruação, e assim dando inicio a um novo ciclo.  

As cólicas que tantas mulheres sentem, costuma ocorrer na segunda fase do ciclo menstrual, após a ovulação, assim como as alterações físicas e de humor, a famosa TPM.Há uma fase da vida em que a mulher não vai mais passar pelo ciclo menstrual, dando fim a fase reprodutiva, assim ocorre a menopausa, que costuma acontecer com mulheres entre 45 e 55 anos de idade. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CICLO MENSTRUAL FEMININO 28, 30 DIAS- PERÍODO FÉRTIL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

3 comentários :

Unknown disse...

É normal a mulher menstruar duas vezes no mesmo mês seria no dia 02/12 e depois no dia 28/12.

Anônimo disse...

\queria uma curiosidade sobre o aquecimento global nao sobre a menstruaçao daa

Anônimo disse...

E NORMAL A MULHER MESTRUAR NO MES SO 1 PRIMEIRO DIA.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.