terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL


O Norte é a maior região do Brasil, representando 42,27% do território brasileiro. Pela grande quantidade de rios que cortam a floresta amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, suas comidas típicas são a base de peixes e algumas plantas como o jambu que é um tipo de agrião do Pará.

A culinária também tem grande predominância da tradição indígena misturadas com comidas que foram trazidas por imigrantes de outras localidades. Como no Acre que suas comidas típicas são a mistura de sabores da cozinha Nordestina, Paraense, Síria e Libanesa. Além do delicioso café da manhã recheado de sobremesas à base de frutos regionais, os licores amazônicos são irresistíveis.

Em Rondônia seu principal prato é o pirarucu a casaca, que a receita você encontra nessa postagem dividida em 4 partes.

Tocantins, um dos Estados mais novos do Brasil, criado pela Constituição de 1988, tem uma grande variedade de pratos típicos que agradam todos que passam pela região. Há uma forte influência das culturas indígena, paulista, portuguesa e mineira, com muitas receitas a base de peixe como peixe no leite, peixada, peixe na folha de bananeira e carne do sol.
No Estado do Amazonas que é lembrado por sua grande beleza por possuir muitas florestas, natureza, animais selvagens e muitos rios, tem suas comidas típicas influenciadas pela cultura indígena e que faz muito sucesso. Um prato tradicional e típico é o tacacá, mas também tem outros, como pato no tucupi, peixe moqueado, calderada de tambaqui e o matrinxã na brasa. Além das frutas nativas da região que são muito usadas em vitaminas como açaí, graviola, cupuaçu e pupunha.


Publicidade:


Em Roraima também há muitos pratos típicos como paçoca com banana, caldeirada de peixe, galinha caipira, mugica de peixe, picadinho de carne de sol na nata do leite com legumes, torta de carne de sol, damurida, carne de sol regional, torta de peixe bodó feito geralmente de cascudo, diversos doces como, bolo de macaxeira, de cupuaçu, farinha de tapioca, bolo de tapioca, tapioca de coco, pé-de-moleque e castanha. E ainda as bebidas como suco de buriti, vinho de buriti, suco de açaí, pajuarú, caxiri, aluá, bacaba e suco de cupuaçu.
As comidas típicas do Estado do Pará se misturam com os Estados vizinhos, trazendo pratos típicos como pato no tucupi, que é feito com caldo amarelo tirado da mandioca e cozido por uma semana e depois assado o pato, ele é ainda cozido dentro do caldo de tucupi e servido com arroz branco, farinha de mandioca e jambu, outros pratos típicos são a maniçoba do tupi maní, caruru, tacacá, vatapá, chibé, além dos peixes e mariscos como: pirarucu, tambaqui, tamuatá, tucunaré, dourada, pescada, sarda, piramutaba, traíra, pacu e piranha. 
 A comida típica do Amapá é o tacacá, base de caldo de tucupi, carne com goma de tapioca, jambu, camarão, sal, alho e pimenta.


Leia Também:
- Comidas Típicas da Região Sul do Brasil
- Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Nordeste do Brasil
- Comidas Típicas da Região Centro-Oeste do Brasil


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

59 comentários :

Anônimo disse...

achei muito legal e parece ser bom

Anônimo disse...

nooooooooooooooooosssssaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

preciso de comidas faceis da regiao norte para poder fzer na faculdade

Anônimo disse...

vou fazer
um texto
com estas
perguntas!!!!!!!!!!

jony disse...

muito chato estudarrrrr @ muito ruim botem transformice.com.br e crie sua conta bem melhor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jony disse...

eu gosto deeesse site muito massa
!!! *-*

Gostei! Mas podia ser melhor! disse...

Pato no tucupi,tacaca ,maniçoba são pratos típicos do Estado do Para e foram levados pra outros recantos da amazônia,mas sua confecção e tradição tem origem no Para.

Anônimo disse...

obrigado pelas dicas para fazer meu trabalho da escola

Anônimo disse...

- Nao é Bom , Bom mais é Bom ! oieoieoie *--*

Anônimo disse...

muito obrigado

Anônimo disse...

jura estudar é horrivel

Anônimo disse...

eu não estou achando o qu eu quero

Anônimo disse...

isso é muito bom

Anônimo disse...

muito pika issso , adorei, tirei 100,0 na pesquisa vlw

Anônimo disse...

valeu me ajudo a fazer um trabalho de escola

Anônimo disse...

show

Anônimo disse...

nossa manooo eu com serteza vou tirar 10 no trabalho

Anônimo disse...

nossssaa essa comidas parece ser mto boa..ainda vou tirar umA BOA NOTA NA ESCOLA.

Anônimo disse...

eu achei muito legal pois achei tudo que eu precisava para o
trabalho da escola e ainda por cima descobri varios pratos
maravilhosos

Anônimo disse...

acho q vou tirar 10 na escola obg pela ajuda!!!!
este site merece nota 10 e eu tbm mereso...
rsrsrsrs!!!!!!!

Anônimo disse...

eu achei muito legal é bem tri

Anônimo disse...

é muito legal muito tri

Anônimo disse...

eu achei esquisito porque quase todos falam que gostaram dsse site porem quase nao tem comentarios se tiver 20 comentarios muito deve ter apenas uns 15(minimo 20 maximo

Anônimo disse...

Achei bem interessante agora quando eu tiver trabalho de escola ja sei aonde procurar

Anônimo disse...

Agora ja sei quando tiver trabalho na escola sei aonde procurar

Anônimo disse...

nossa agara a minha nota do trabalho vai ser 10!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

valeu mano

Anônimo disse...

eu usei esse texto para fazer o trabalho da escola

Anônimo disse...

amei consegui fazer meu trabalho da escola !!! Yes menos hum amo estudar ! principalmente fazer tarefas!!

Anônimo disse...

amei

Anônimo disse...

nao achei tao bom fala mais de outras regioes eu vi procurar a regiao norte e nao outras mas também nao sao tao ruins acho qe vou tirar nota 1.000 no trabalho foi legal

Anônimo disse...

consegui acha nds

Anônimo disse...

~Gosto desse site ele é muito massa!!!!!!!!

Anônimo disse...

otimo consegui fazer o trabalho da escola

Anônimo disse...

muito massa manooooo adorei com sertesa é 10!!!

Anônimo disse...

gostei muito porque amanhã vou precisar dele e é muito difício achar receitas valiozas pois não sou do norte sou de Minas Gerais

Anônimo disse...

vou tirar 1000000000000000000 no trabalho da escola

Anônimo disse...

é muito legal e gostosso ??

Anônimo disse...

ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ ATÉ QUE VAI BJS

Anônimo disse...

vai me ajudar muito no trabalho

Anônimo disse...

parece ser bommmm

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

nossa que delicia hhhuuummmmmmmmmm!!!

Anônimo disse...

e legal kkkkk

Anônimo disse...

que coisa + chataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

mas q deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

aaaadoooreeeeeiiiiiiii

Anônimo disse...

nossa e so e de+ eu vo agora todos os dias aprender

Anônimo disse...

tava presisando para o trabalho de geografia

Anônimo disse...

eu quero fotos das comidas tipicas da regiao norte para a feira cultural da minha escola

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

gostei muito vo tira no minimo 8

Anônimo disse...

creddo qew noojo

Anônimo disse...

Eu já vim nesse site antes para fazer uma pesquisa sobre a região nordeste e como tirei 10 por causa desse site,sempre que tem pesquisa,volto aqui.Esse site é muito massa!

Anônimo disse...

muito ruim.....

Anônimo disse...

nossa esses prato sao uma delisia com vini branco e o meu namorado e eu vamos como junto e namora
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ sou rica muioto rica meu nome e miram!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

a resposta do meu trabalho completo so foi ruim porque misturo norte com nordeste

Anônimo disse...

Adorei!agora sei tudo sobre o que escrever no meu trabalho de geografia da região norte!mt obg pela informação!

Anônimo disse...

Adorei pois aqui achei tudo para o meu trabalho

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.