O desenvolvimento fetal do bebê tem duração de 40 semanas, as quais são decisivas para sua formação. Tudo começa a partir da fecundação, na fase de ovulação da mulher, que ocorre duas semanas depois do início da menstruação.
O médico calcula o tempo de gravidez desde o último dia da menstruação, pois é difícil saber o período em que a mulher entra na fase de ovulação, isso varia de organismo para organismo.
No primeiro mês ocorre a fecundação, dando origem ao zigoto, uma pequena bolinha de células que se multiplica rapidamente.
Enquanto isso o corpo da mulher se prepara para comportar o feito, sendo que a placenta começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico, o qual auxilia na alimentação do embrião e protege-o, caso a mãe sofra alguma batida ou queda.
Já nas três primeiras semanas a mulher pode saber se está grávida ou não, pois nesse período a placenta começa a produzir o hormônio hCG, o qual é detectado nos testes de gravidez.
Esse hormônio avisa aos ovários para pararem a liberação de óvulos, provocando o aumento dos hormônios femininos estrogênio e progesterona, que impedem que o útero descame, assim estimulando o crescimento da placenta.
Publicidade:
Ao final do primeiro mês o embrião atinge o tamanho de uma semente de maçã, cerca de 0,4 cm.
A partir do segundo mês o desenvolvimento se dá rapidamente sendo que o coração do embrião é o primeiro a se formar, dando origem ao aparelho circulatório e assim desenvolvendo outras partes como o sistema nervoso, aparelhos digestivo e respiratório.
Assim o embrião já se transforma em feto, com olhos, boca, nariz, braços e pernas. Atingindo cerca de 4 cm.
No terceiro mês começa a se formar o esqueleto do corpo, incluindo as mãos e pés. E o feto multiplica de tamanho chegando a 14 cm. A partir do quarto mês com o sistema esquelético o feto começa a se movimentar, por isso é comum a mãe sentir os famosos “chutes”.
Ele também começa a sugar e engolir, a até mesmo perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces.
No quinto mês começa a nascer cabelos, cílios e sobrancelhas e os órgãos sexuais que já podem ser vistos no exame de ultrassom.
No sexto mês o bebê já está com 32 cm e consegue reconhecer sons externos com a voz e respiração da mãe, começando a se formar as impressões digitais.
No sétimo mês o bebê já está totalmente formado, se encontrando em sua fase de crescimento. Ele já tem reações como bocejar, abrir olhos, dormir e mover-se, reagindo a estímulos sonoros.
No oitavo mês o bebê começa a ficar em posição de parto, de cabeça para baixo, formando uma camada de gordura sob sua pele que manterá sua temperatura após o nascimento.
E por fim no nono mês o bebê já está pronto para nascer medindo entre 45 cm e 50 cm, tendo a capacidade de controlar a respiração.
0 comentários :
Postar um comentário