terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exemplos de Metáfora e Metonímia


Confira a seguir alguns exemplos de metáfora e metonímia. Ao falarmos ou escrevermos sempre empregamos alguma figura de linguagem, mesmo que não nos damos conta. Elas nos permitem expressar nossas ideias de forma clara e objetiva de diferentes modos, dessa forma podemos montar uma frase, criar um diálogo ou escrever um texto para o entendimento do outro. Entre as figuras de linguagem mais usadas estão a metáfora e a metonímia. 
 Exemplos de Metáfora e Metonímia
 A metáfora é uma figura de linguagem usada por meio de comparações, indicando duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias.Na verdade o ser humano na maioria das vezes fala através de metáforas, dessa forma ele podemos nos comunicar mais facilmente, fazendo com que o outro entenda a ideia que passamos através dessa importante figura de linguagem. Confira a seguir alguns exemplos para que assim você entenda melhor: 

“Pelos vales de teus olhos
de claras águas antigas
meus sonhos passando vão”.
 (Cecília Meireles) 
Exemplos de Metáfora e Metonímia
 Quando a escritora fala “águas” e “vales”, ela nos faz entender que os olhos da pessoa que o eu lírico se refere estão marejados de lágrimas. Nesse caso ela comparou as duas palavras, substituindo o vocábulo “vales” por “águas”, dessa forma evitando a repetição e adicionando mais um sentido a ela. Um exemplo mais simples é: A lua é uma boa de queijo.
Publicidade:
 Nessa frase a lua é comparada a uma bola de queijo, porque ela apresenta similaridades com alguns queijos, devido às suas crateras, então os buracos seriam um traço semântico comum entre os dois. “Amor é fogo que arde sem se ver.” (Luís de Camões). Nesse caso o fogo está sendo comparado com amor de semântica, um sentimento que surge quando menos esperamos. 
Exemplos de Metáfora e Metonímia
 A metonímia é uma figura de linguagem em que um termo é substituído por outro, de acordo com a relação de semelhança entre eles ou a possibilidade de associá-los. Como, por exemplo, quando falamos “a cidade luz” nos referimos a “Paris” capital da França. Outro modo que mais utilizamos a metonímia é para não repetir as palavras em textos, referindo-se a uma pessoa, não só pelo seu primeiro nome, como sobrenome, nome completo, sua profissão ou algo que a lembre.

 Confira alguns exemplos para entender melhor: “Trabalhava ao piano, não só Chopin como ainda os estudos de Czerny”. (Murilo Mendes) Refere-se a uma relação de causa-efeito em que o poeta usa a palavra Chopin, famoso compositor de uma partitura musical para se referir a sua própria partitura. Ele comeu o pacote de balas inteiro. 
 Nesse caso a pessoa não come o pacote de balas e sim as balas que estavam dentro. Leio muito Jorge Amado. Jorge Amado é um famoso escritor brasileiro, neste caso não é que ele lê o autor e sim lê muito suas obras literárias.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Exemplos de Metáfora e Metonímia
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.