É preciso saber prevenir e combater o incêndio. Seja na empresa, escola, igrejas e até mesmo em nossa casa ou no prédio onde moramos, precisamos saber prevenir e combater o incêndio e nos certificar que as demais pessoas também estão envolvidos neste processo.
Muitas pessoas ao se deparar com um incêndio não têm noção de quais medidas devem ser tomadas para combater o incêndio, não sabem sequer como se de preveni-lo.
Todos os anos empresas do mundo todo têm prejuízos enormes pelo simples fato de não terem investido em prevenção e combate a incêndio e com isto vêem todo seu investimento se queimando.
Evitar incêndio consiste em duas frentes diferentes: uma é a Prevenção e a outra é o Combate. E a empresa precisa reconhecer que ambas são diferentes e devem merecer cuidados diferenciados.
Prevenir um incêndio é fazer de tudo para que ele não aconteça. Para isto, esta incluso também o treinamento dos funcionários mas não basta isto, é preciso por exemplo, verificar toda a parte elétrica da empresa, para não haver o risco de curtos. Após o treinamento do pessoal é preciso que haja fiscalização, não basta apenas capacitar o funcionário é preciso certificar-se constantemente que ele está seguindo as normas para prevenir o acidente.
Porém, mesmo investindo em tudo isto, o incêndio poderá acontecer e caso aconteça, sua empresa está preparada para combatê-lo? Há material de combate ao fogo? Os funcionários sabem como utilizá-lo?
A prevenção de incêndios exige uma série de aplicações de recursos para instalações de segurança e até mesmo treinamento para saber lidar com esse tipo de situação considerada de alto risco.
Publicidade:
Saber apagar incêndios é de extrema importância, assim como preveni-los. A missão do Corpo de Bombeiros é socorrer as vitimas e apagar incêndios, a parte de prevenção fica por conta da sociedade.
Controlar um incêndio é importante, pois assim o risco de pessoas morrerem são pequenas.
A prevenção de incêndio deve ser feita da seguinte maneira:
-Todas as pessoas devem saber que o número de telefone dos bombeiros é 193.
-Instalar extintores de incêndio em locais visíveis.
-Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis, como gasolina, querosene, etc.
-As instalações devem passar por uma revisão periódica.
-Em casos de vazamento de gás, é importante lembrar-se de não acender a luz e não riscar o fósforo e nem acender isqueiros. Em seguida, deve-se manter o ambiente ventilado, para que o gás se espalhe.
O combate ao incêndio pode ser feito por extintores de incêndio. Para aqueles que não sabem, existem 3 tipos de extintores sendo eles:
Extintores que contêm água: servem para combater somente incêndios de classe A. Os incêndios de classe A é resultante da combustão de materiais sólidos, como é o caso de madeiras, plásticos, carvão, tecidos, etc.
Extintores que contêm CO2: podem ser utilizados para combater somente incêndios de classe B e C.
0 comentários :
Postar um comentário