O solo tem grande importância para os seres vivos, especialmente quando se trata da produção de alimento. É dele que vêm as plantas, e delas se alimentam animais herbívoros, que servirão por sua vez de alimento para carnívoros, seguindo a cadeia alimentar, permitindo a manutenção da vida.
O solo é um corpo material formado por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição.
Ele é formado através da ação de agentes do meio como sol, chuva, calor, e até os próprios seres vivos. O solo é formado por quatro camadas, entre elas fértil, sais minerais, rochas e rocha matriz. A camada fértil é composta por húmus e detritos de origem orgânica, é nela que são plantadas as plantas que encontram sais minerais e água pra se desenvolver.
A camada de sais minerais é dividida em calcário, argila e areia, esta parte é permeável, facilitando a entrada de ar e água, essenciais para o desenvolvimento das plantas. A terceira camada é formada por rochas que estão parcialmente decompostas pela ação da erosão e agentes geológicos.
Após se decomporem elas podem se tornar sedimentos.
Já a quarta camada é a rocha matriz, a qual dá origem a todas as demais camadas, sendo formada por rochas que estão começando a se decompor. Os solos podem ser arenosos, siltosos, argilosos, latossolo, lixiviado, árido, orgânico, solo de montanhas ou solo negros das Planícies e Pradarias, essa classificação se dá pelo tamanho de seus grãos.
Publicidade:
O solo também é formado por três fases: sólida, formada por minerais e matéria orgânica, líquida que se dá pela solução do solo e gasosa, formada por ar. As fases do solo se dão através do intemperismo, conjunto de fenômenos físicos e químicos responsáveis por degradar e enfraquecer as rochas, assim transformando-as em determinado relevo ao longo do tempo.
Ele recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e atmosfera, promovendo a manutenção de vida de organismos vivos terrestres, como plantas, animais e seres humanos.
O solo se relaciona a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais, determinando os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos.
Dessa forma ele está intimamente ligado ao crescimento das plantas, pois os minerais que o compõem promovem essa ação, tornando o solo fértil para o plantio. Além disso, o solo também é responsável por controlar o fluxo de água e age protegendo a qualidade da água subterrânea.
1 comentários :
dalle pow boy
Postar um comentário