quinta-feira, 11 de agosto de 2011

INSS- APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO | CÁLCULO



A aposentadoria por tempo de serviço é um direito de todos os trabalhadores desde que devidamente registrados junto à Previdência e que estejam pagando suas mensalidades em dia. Por lei, após um período determinado todo trabalhador tem direito à aposentadoria, com tempo de serviço diferenciado para homens e mulheres.

Deve-se entender primeiramente que a aposentadoria por tempo de serviço pode ser Integral ou Proporcional. Conhecendo bem sobre cada uma delas o trabalhador poderá garantir seus direitos quando chegar sua época de se aposentar.

A aposentadoria integral exige que o trabalhador, do sexo masculino, deva comprovar pelo menos 35 anos de contribuição, e as mulheres, 30 anos.
Já para requerer aposentadoria proporcional, o trabalhador, independente do sexo, deverá combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima. Dessa forma os homens poderão requerer o benefício aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição interrupta. Já as mulheres poderão requerer aposentadoria proporcional com 48 anos de idade e 25 anos de contribuição.

Publicidade:


Mas atenção, não basta atender apenas aos requisitos acima citados. Ainda é preciso atender a outros, obrigatórios, que são eles:

O trabalhador tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição com a Previdência, que é de 180 contribuições mensais para os inscritos a partir de 25 de julho de 1991.
O contribuinte, deverá marcar previamente para ser atendido. A solicitação do benefício deve ser feita através de solicitação de agendamento prévio, feita através do telefone:
135

Ou ainda, através do Portal da Previdência, que poderá ser mais simples e rápido também, mas caso o contribuinte não tenha acesso à internet, o agendamento pode ser feito pelo telefone, sem problemas. Ou ainda, pode-se ir a uma das agências da Previdência, disponíveis em todo o país, para que possa ser feito o agendamento.

É importante que você tenha conhecimento de que a aposentadoria por tempo de serviço é um benefício irreversível e irrenunciável, isso significa que depois de receber seu primeiro pagamento você não poderá mais desistir do benefício. É preciso que o trabalhador tenha plena certeza de que é este realmente seu desejo para que não venha se arrepender futuramente.

E será necessário, além de atender os requisitos já citados, que você apresente as seguintes documentações: NIT, documento de identificação e CPF.

Planilha para Cálculo de Tempo de Contribuição para Aposentadoria:


Existem orientações diferentes para categorias diferentes de segurados, por isso é importante que você acesse o site da Previdência e leia atentamente as informações e instruções descritas para cada caso, de forma que venha a conferir qual se enquadra na sua posição: Acesse o Portal da Previdência, diretamente no link abaixo, para conferir todas as demais informações:
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=19

Neste link você poderá tirar todas suas dúvidas de forma que possa dar entrar e requerer seu benefício da aposentadoria por tempo de serviço.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
INSS- APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO | CÁLCULO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.