quinta-feira, 11 de agosto de 2011

APOSENTADORIA INSS 2012- PREVIDÊNCIA SOCIAL



O Brasil tem uma grande preocupação para com o futuro da Previdência Social e consequentemente, para com os milhares de aposentados e contribuintes que irão se aposentar, todos os anos o INSS recebe milhares de solicitações para darem entrada em pedidos de aposentadoria. O que fazer para garantir o pagamento destes contribuintes que por anos trabalharam pelo crescimento do país, contribuíram corretamente com a Previdência, e agora têm o direito de receberem sua aposentadoria? O Governo estuda novas formas de garantir ao assegurado seus direitos, mas é preciso pensar no futuro, para que o país não tenha sérios problemas financeiros neste setor o que colocaria em risco toda a economia.

Para o próximo ano, os requisitos para solicitar a aposentadoria seguem as mesmas regras e orientações que são observadas em 2011 e nos anos anteriores. Existem categorias específicas para aposentadorias e são elas:

Aposentadoria especial (insalubridade/periculosidade), por invalidez, por idade ou por tempo de serviço.
A única diferença para 2012 é que aposentados e pensionistas que já recebem o benefício ganharão 7,5% de reajuste encima do salário mínimo que é de R$545,00, ou seja, um aumento de R$70,00. Muito pouco visto que produtos e serviços estão apresentando grande alta e este aumento não cobre sequer os aumentos nos medicamentos, alimentos e moradia, sem mencionar tantos outros gastos que os aposentados continuam tendo, como pagamento de água, luz, aluguel, IPTU, IPVA e tantos outros.

Publicidade:


Quem deseja então se aposentar no próximo ano pode começar a organizar a documentação e procurar informações mais específicas no site da Previdência. Aliás, no próprio site, você que é segurado pode fazer uma simulação de cálculo para sua possível aposentadoria, dessa forma você poderá saber de antemão o valor do benefício.

Para facilitar ainda mais para você, que está pretendendo se aposentar no próximo ano, segue algumas dicas:
Se você deseja se aposentar por idade saiba que é necessário cumprir as determinações previstas pela Previdência Social, que dizem que homens a partir de 65 anos e que são trabalhadores urbanos podem solicitar o benefício, já as mulheres trabalhadoras urbanas precisam ter a partir de 60 anos de idade. Aos trabalhadores rurais você subtrairá 5 anos em cada caso, ficando assim, 60 e 55 anos respectivamente.
Em caso de invalidez é necessário fazer a perícia médica da própria Previdência para verificar a incapacidade de trabalho. Somente a perícia médica da Previdência poderá determinar o resultado final. Mas você poderá discordar e recorrer do resultado.

Para solicitação de aposentadoria especial é necessário que o trabalhador exerça atividade especial insalubre ou periculosa por 15, 20 ou 25 anos.

Leia também:


Para maiores informações acesse o site da Previdência através do endereço:
http://www.mpas.gov.br

No site da Previdência Social, você poderá fazer agendamento prévio para uma visita e conferir a documentação necessária para dar entrada no benefício.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
APOSENTADORIA INSS 2012- PREVIDÊNCIA SOCIAL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.