A ética e a moral são fundamentais para um bom convívio em sociedade, mas é preciso saber do que se trata cada um, o que fazer para ser uma pessoa de ética, para ter moral. Assim, com cada um fazendo sua parte, certamente será possível ter uma convivência melhor.
Muito se fala atualmente em Ética e Moral. Alguns dizem que tal pessoa não tem ética, ou que tal pessoa não tem moral, mas nem sempre sabem o significado de uma ou outra palavra. A ética e moral possuem diferentes significados, a ética, por exemplo, está ligada ao estudo fundamentado dos valores morais que servem para orientar o comportamento do ser humano em sociedade.
Já a moral compreende os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas pela sociedade. Apesar de serem conceitos parecidos, na prática há grande diferença!
A ética serve para que o ser humano questione sobre suas ações e atitudes e assim saber se elas são boas ou más, corretas ou incorretas.
Por isto que, quando uma pessoa não cumpre com as regras corretas da sociedade, diz-se que ela não teve ética.
Ética pertence à esfera da Moral, que governa a atitude de cada indivíduo. Assim, o individuo pode escolher entre seguir o caminho do bem ou do mal, segundo dizem os filósofos.
Publicidade:
Ou seja, ter ou não ética em sua vida, em suas atitudes, em seu cotidiano.
Outra forma de se distinguir Ética e Moral é que ambas se tornam uma norma de conduta que segue diferentes definições e ângulos.
Além disso, a Ética já se encontra na vivência moral da sociedade, ou seja, não é ela que determina os valores morais do ser humano, ela apenas busca entender o ponto de vista de cada pessoa, etc.
Tanto a ética quanto a moral possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética”, por exemplo, vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética busca compreender o comportamento humano ao tentar explicar as regras morais no quesito racional, fundamentada, científica e teórica.
Moral pode ser entendida como um conjunto de regras que cada cidadão deve seguir. Assim cada individuo pode ter noção sobre as suas ações e julgá-las e se é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
0 comentários :
Postar um comentário