O IDEB é de grande importância para a melhor qualidade do ensino no país, pois ele não só aponta onde o ensino vai bem, como também busca soluções para onde o ensino está deixando a desejar, vendo se há ou não a necessidade de aumentar os investimentos nesta região.
O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - é uma forma que o Governo Federal encontrou de medir a qualidade do ensino no país, em se tratando das escolas públicas. Este índice é muito importante, pois garante um levantamento nacional para que se possa saber de forma mais precisa onde o ensino deverá ser melhorado.
O Brasil é um dos países que tem apresentado constante crescimento, ou seja, mesmo diante da crise mundial o Brasil tem conseguido manter seu desenvolvimento, gerando mais renda para os brasileiros, proporcionando uma melhor condição de vida. Mas para garantir que o país cresça como um todo, que toda a população brasileira se beneficie deste momento, é preciso investir, acima de tudo, em "Educação".
E o Governo já vem fazendo muitos investimentos nesta área, são vários os programas que visam melhorar o ensino no país e o IDEB é a forma de medir o resultado de tudo isto que é investido na educação.
O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - criou o IDEB em 2005 já neste intuito, de medir a qualidade do ensino em todo o país.
Publicidade:
Este índice é calculado pelo rendimento escolar englobando a aprovação e a evasão no SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - e também na Prova Brasil.
Esta medição é feita a cada 2 anos e o levantamento traz um resultado que é mostrado em uma escala, de 0 a 10.
O Governo tem como objetivo, que seja atingido pelo menos o índice 6, que é o resultado obtido pelos países membros da OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Os países que ficaram entre os 20 primeiros em todo o mundo tiveram uma média de 6,0, assim, o Brasil conseguindo ficar nesta média poderá saber que tem um ensino à altura de países que são exemplo na educação.
Mas o Governo Brasileiro tem um projeto audacioso, de conseguir uma média superior a 6 até o ano de 2022!
São mais de 45 mil escolas públicas envolvidas no projeto, recebendo notas pelo IDEB que não só aponta onde o ensino vai bem como também cobra resultados onde há investimentos e ainda assim, o ensino vai mal. No site do IDEB você poderá realizar consultas, pesquisando os resultados no Brasil, ou por estado, município ou até por uma determinada escola, basta acessar: [http://ideb.inep.gov.br].
0 comentários :
Postar um comentário