Conheça a seguir os sinais vitais da enfermagem e seus valores.
A enfermeira (o) é um profissional muito importante, pois é ela (e) que tem o papel de prestar os primeiros socorros a um paciente, independente de seu problema.
Uma das primeiras coisas que esses profissionais aprendem é verificar os sinais vitais de uma pessoa.
Os sinais vitais nada mais são que os indicadores das funções vitais, os quais ajudam a dar um diagnóstico inicial e o acompanhamento adequado à pessoa.
Entre os sinais vitais estão pulso, respiração, pressão arterial e temperatura.
O pulso é uma onda ocasionada pela pressão do sangue sobre a parede arterial. Essa onda é provocada toda vez que o ventrículo esquerdo se contrai. O pulso pode ser medido através da palpação, sendo que ele é avaliado em relação a regularidade dos intervalos e ao volume, medindo a intensidade com que o sangue bate nas paredes arteriais.
Entre os valores considerados normais estão: 60 a 100 bpm (batimentos cardíacos por minuto) em adultos, 80 a 120 bpm em crianças e 100 a 160 bpm em bebês.
A respiração é o ato de inspirar e expirar, dessa forma promovendo a troca gasosa entre a atmosfera e as células do organismo.
Publicidade:
Assim como o pulso a frequência respiratória varia com a idade, sendo que nos adultos varia de 12 a 20 mrpm (movimentos respiratórios por minuto), em crianças de 20 a 30 mrpm e em bebês de 30 a 60 mrpm.
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue no interior das artérias, ela é promovida através da força desenvolvida pela sístole ventricular, volume sanguíneo e da resistência das paredes das artérias.
Entre os valores normais estão: 85/60 mmHg em crianças de 4 anos, 95/62 mmHg em crianças de 6 anos, 100/65 mmHg e crianças de 10 anos, 108/67 mmHg em jovens de 12 anos, 118/75 mmHg em jovens de 16 anos, 120,80 mmHg em adultos e 140 a 160/90 a 100 mmHg em idosos.
A temperatura é o equilíbrio entre a produção e a perda de calor do organismo.
Para medi-la devem-se levar em conta alguns fatores, físicos e químicos e controle feito através da estimulação do sistema nervoso, pois isso pode influencia-la.
A temperatura é medida através de um termômetro e pode ser medida em algumas partes do corpo como boca, canal anal e axila.
O estado do paciente é que determina o melhor local para medir, no caso da boca é indicado para pessoas que respirem pela boca e haja suspeita de infecção grave, o canal anal é contra indicado em caso de pós cirurgia do reto, ferimento no reto e hemorróidas e na axila é o método mais indicado por ser mais fácil, no entanto não deve ser feito em crianças pequenas, pacientes com estado mental alterado, trauma facial ou distúrbio convulsivo. A temperatura normal de um ser humano adulto varia de 36 a 38º C.
0 comentários :
Postar um comentário