Muitos têm dúvidas sobre o que é realmente a mamografia digital bilateral e no que ela difere da mamografia convencional. Confira a seguir as respostas para essas perguntas e tire suas dúvidas.
O câncer de mama só pode ser diagnosticado através da mamografia, um exame radiográfico desenvolvido por Charles Gros, um médico radiologista francês, em 1960. Durante esse exame o tecido mamário é comprimido por duas placas, onde se encontra um filme detector de onde saem raios-X que atravessam o tecido e assim captam a imagem.
Sendo assim ele é capaz de detectar tumores e nódulos, podendo combater o câncer em sua fase inicial.
Com o tempo através de estudos o exame foi se tornando mais preciso e rápido, sendo que sua maior evolução está na mamografia bilateral digitalizada, que nada mais é do que o mesmo exame, com uma única diferença, os detectores de radiação transmitem impulsos elétricos a um computador, que projeta a imagem diretamente em um monitor.
Assim o processo eletrônico é mais rápido, sendo que a imagem é processada em apenas 5 segundos e a mulher não precisa fazer um novo exame, ao contrário do convencional em que o filme demora três minutos para ser revelado, correndo o risco da imagem não ficar nítida e a mulher ter de repetir o exame.
Publicidade:
Além disso, através da mamografia digital a mulher fica menos tempo exposta à radiação e as imagens digitais podem ser armazenadas com mais facilidade.
Essa técnica foi aprovada em 2000 nos EUA e desde então tem tornado o exame mais prático para as mulheres.
Pois como é rápido se torna menos incômodo, já que as placas chegam a pressionar um pouco as mamas, sendo importante para visualizar todo o interior da mama e quanto mais rápido for realizado melhor.
Apesar disso a chance de identificar o tumor ou nódulo é a mesma 70% em todas as mulheres em geral.
Mas no caso da mamografia digital ela tem apresentado um desempenho melhor em mulheres com menos de 50 anos, mulheres na pré-menopausa e mulheres com mamas densas. Sendo que nesses casos a mamografia convencional alcança uma sensibilidade de 55% enquanto que a digital permanece em 70%.
É muito importante realizar esse exame, pois o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres não só no Brasil como no mundo. Sendo também a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres.
E através da mamografia é possível identificar o câncer em sua fase inicial e assim tomar as devidas medidas para combatê-lo. Só em 2012 cerca de 1,4 milhões de casos de câncer foram diagnosticados. Por isso independente de qualquer idade é importante que a mulher faça esse exame, especialmente se notar algo estranho no exame individual.
0 comentários :
Postar um comentário