Muitos homens têm dúvidas sobre o exame de próstata, especialmente como ele é feito e se dói. Confira as informações a seguir e tire suas dúvidas.
O exame de próstata também conhecido como toque retal é temido por muitos homens seja por preconceito ou simplesmente medo de que isso prejudique de alguma forma o órgão.
No entanto esse temor é infundado, já que esse exame é o mais rápido e eficiente para detectar problemas na próstata.
Esse exame deve ser feito por todos os homens anualmente a partir dos 45 anos de idade. E em casos de câncer de próstata na família, o primeiro exame deve ser feito mais cedo, aos 40 anos.
O verdadeiro problema para os homens é o modo como ele é feito, pois nele o médico deve apalpar a próstata com o dedo indicador para verificar se há alguma alteração em seu tamanho, assim identificando se há ou não inflamação na próstata.
Diferente de outros tipos de câncer o de próstata é mais fácil de ser detectado, sendo que ele possui diversos pontos pequenos fáceis de se notar através do toque, por isso não é necessário exames de imagem como no caso do câncer de mama.
Publicidade:
No entanto o câncer de próstata só é confirmado através de uma biópsia.
Durante o exame de toque os pacientes devem se manter deitados com o abdômen voltado para cima, uma posição bem incômoda, no entanto necessária.
A posição também pode variar de acordo com o paciente, sendo escolhida a que ele mais se sentir confortável. Apesar de ser incômodo o exame não dói, sendo quando mais relaxado o homem estiver menos desconforto sofrerá. O bom é que o exame é rápido e dura apenas alguns segundos.
Além do câncer de próstata o toque retal também identifica outros problemas como alterações hormonais que também causam o aumento da próstata, inflamações e doenças no canal retal. Mesmo que durante exames de anos a pessoa não apresente indícios de câncer de próstata, o ideal é que continue fazendo o exame até o final de sua vida, pois há risco de ter incidência com mais de 75 anos.
Assim como o câncer de mama o de próstata tem incidência com a idade, pois devido às mudanças que o corpo do homem sofre, há alterações hormonais, que também afetam a próstata. Apesar do câncer de próstata ser algo preocupante, nem todos precisam ser tratados, pois eles progridem muito lentamente, assim basta que eles sejam acompanhados para que não cresçam muito.
No entanto isso não quer dizer que ele não cause males à saúde como dificuldade para urinar, sangue na urina e dor óssea, especialmente nas costas. Por isso é essencial fazer o exame, que apesar de tudo é simples e prático.
0 comentários :
Postar um comentário