O Cálculo de Pensão Alimentícia é feito para estipular o valor a ser pago à pessoa que ficará com a guarda da criança, pois os pais, mesmo separados, deverão zelar pelo filho, então, quando mais rápido for definida esta questão, menos dolorido será para a criança.
Quando um casal decide viver juntos, muitos planos são feitos e claro, são planos para a vida toda, uma vida de paz, harmonia, amor e felicidades! Mas infelizmente, nem todos os planos saem como planejamos.
Muitas uniões acabam passando por problemas que vão desgastando o relacionamento até chegar a um ponto que a união do casal se torna insuportável e eles optam pela separação. Neste momento, a lei é buscada como forma de garantir o direito para ambas as partes envolvidas no processo.
O direito de família é uma das áreas do judiciário que mais realiza audiências e tem processos dentro do setor judiciário brasileiro, visto que milhares de casais se separam anualmente e realizam a separação para acordar sobre questões como guarda dos filhos, separação de bens e também de pensão alimentícia que é um valor que o cônjuge que vai ter a guarda dos filhos recebe.
E que tem menos condições financeiras, na maioria dos casos a mulher, requer para que tenha possibilidades financeiras de arcar com os custos com os filhos menores, na maioria dos casos quem paga pensão é o homem. Porque o casal pode se separar, mas os filhos não são de forma alguma por isto e devem receber o apoio dos pais em todas as áreas.
Publicidade:
A pensão alimentícia é um valor pago mensalmente e que pode ser estipulado pelo juiz que realizou a separação, sendo que o valor da pensão alimentícia é colocado como um terço do valor líquido da renda líquida mensal de quem deverá pagar a pensão alimentícia, sendo que, se o homem ou a mulher tiver outros filhos para os quais paga a pensão esta porcentagem é dividida entre as famílias.
Nesta hora, o casal deve fazer de tudo para se entenderem e chegarem a um acordo quanto antes, pois quanto mais demorado for este processo, quanto mais for protestado por uma das partes, mais sofrimento trará para o filho.
O valor líquido é calculado tomando-se como base o salário, menos o valor pago de Imposto de Renda e caso o pagador da pensão seja profissional liberal o juiz estipula o valor com base em cálculos a partir do salário mínimo vigente no Brasil.
Caso você queira ter uma ideia de quanto será o valor que receberá de pensão alimentícia, basta pegar o valor que a pessoa que pagará recebe e calcular em torno de 30% deste valor descontando primeiramente Imposto de Renda, assim você poderá ter noção de quanto receberá, caso esta pessoa tenha outra família, lembre-se que este valor será de 15%.
1 comentários :
boas idéias
Postar um comentário