Conheça o Reino Monera, características e exemplos dos seres vivos que o compõem.
O Reino Monera é um dos cinco reinos dos seres vivos, sendo formado por bactérias e cianobactérias.
Uma das características principais desse grupo é que são seres unicelulares, ou seja, formados por uma só célula e procariontes, sendo que esta célula não possui uma membrana nuclear, deixando todo o seu material genético disperso no citoplasma.
Elas podem ser encontradas em todos os ambientes do planeta, na terra, na água, no ar, na superfície ou interior de organismos, em objetos e nos materiais em decomposição. As bactérias são muito pequenas, sendo que a maioria não ultrapassa 1 micrômetro de tamanho, no entanto existem algumas que podem atingir 10 micrômeros ou mais.
Elas somente podem ser observadas com a ajuda de um microscópio.
As bactérias são classificadas de acordo com sua forma, entre elas cocos (redondas), bacilos (alongadas, assemelhando-se a bastões), espirilos (espiral) e vibriões (formato de vírgula).
Quanto à nutrição as bactérias podem ser heterotróficas, ou seja, se alimentam através de absorção ou autotróficas, pela fotossíntese ou quimiossíntese.
Publicidade:
Há quatro tipos de heterotrofismo para as bactérias, o saprofitismo, que se dá pela degradação de matéria morta, mutualismo, em que vivem em associação a outros seres vivos que também se beneficiam dessa relação, comensalismo, em que a bactéria também se relaciona com outro ser vivo, no entanto só ela sai beneficiada e o parasitismo, uma associação em que a bactéria absorve os nutrientes e outro ser vivo podendo causar danos a ele.
Entre elas estão as bactérias que causam doenças no homem como a Clostridium tetani (causadora do tétano no homem), Mycobacterium lepra (causadora da lepra), Salmonella typhi (causadora da febre tifoide).
As bactérias podem tanto viver na presença de oxigênio, sendo chamadas de aeróbios obrigatórios, quanto na ausência dele, chamadas de anaeróbios obrigatórios e ainda há aquelas que podem viver tanto com O2 como sem, que são os aeróbios facultativos.
A reprodução das bactérias é em sua maioria assexuada, entre os tipos temos bipartição ou divisão binária, mas também há a sexuada, realizada através de transdução, conjugação ou transformação.
Entre as bactérias mais conhecidas estão Lactobacillus e Streptococcus(usadas na produção de derivados do leite), Micrococcus aceti (usada na produção de Vinagre), entre outros.
As cianobactérias também são encontradas em vários lugares do globo terrestre, especialmente em água doce, terra e águas salgadas. Elas podem viver tanto isoladas como em colônias que podem chegar até um metro de comprimento.
Assim como as plantas elas possuem clorofila e pigmentos acessórios que definem sua cor e também são autótrofas, realizando a fotossíntese, sendo que podem sobreviver em ambientes que possuam apenas gás carbônico, nitrogênio, água, alguns minerais e luminosidade.
Sua reprodução é assexuada, sendo realizada através de cissiparidade, divisão binária, esporos ou fragmentação. Entre as cianobactérias conhecidas temos Anabaena, Aphamothece, Aphanizomeno, as quais têm a coloração azul e Cosmarium, Actinastrum, Batrochospermum, as quais tem a coloração verde.
Veja Também:
[REINO FUNJI- CARACTERÍSTICAS, EXEMPLOS- RESUMO]
Veja Também:
[REINO FUNJI- CARACTERÍSTICAS, EXEMPLOS- RESUMO]
0 comentários :
Postar um comentário