Vocês vão conferir um breve resumo sobre o Reino Fungi, onde conhecerão melhor os seres vivos pertencentes a ele, suas características, exemplos, entre outras informações.
O Reino Fungi é o grupo composto pelos fungos, que são seres eucariontes, cujas células possuem um envoltório nuclear, podendo ser unicelulares ou pluricelulares. As células dos fungos são diferentes dos outros seres vivos, pois elas possuem paredes celulares formadas por quitina.
Os fungos são formados por filamentos denominados hifas, podendo formar extensas colônias.
Eles têm características em comum tanto com animais como com plantas, no caso dos animais os fungos também não possuem cloroplastos e são heterotróficos, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de compostos orgânicos pré-formados como fonte de energia.
E assim como as plantas os fungos possuem uma parede celular e vacúolos, podendo se reproduzir tanto de forma sexuada (através da fusão de hifa positiva com hifa negativa) como assexuada (através de brotamento, fragmentação do micélio ou produção de esporos). E assim como os musgos e algas, eles têm núcleos tipicamente haploides.
Os fungos podem ser encontrados em diversos ambientes, até mesmo em lugares extremos como desertos, áreas com elevadas concentrações de sais ou radiações ionizantes e em sedimentos no fundo do mar. Algumas espécies ainda são capazes de sobreviver a intensas radiações ultravioleta e cósmica encontradas em viagens espaciais.
Publicidade:
Os fungos se classificam em quatro filos que apresentam características únicas especialmente quanto à sua reprodução, entre eles Ascomicetos (Ascomycetes), os quais em seu processo de reprodução formam sacos, conhecidos como ascos, o que deu origem ao nome do grupo, assim transformando-se em esporos. Nesse grupo se encontram leveduras e liquens e também a maioria dos fungos patogênicos para as plantas.
Já os Ficomicetos (Phycomycetes) são fungos mais simples, semelhantes às algas, contendo esporos dotados de flagelos. Entre eles estão os bolores e mofos.
Os Deuteromicetos (Deuteromycetes) são fungos que possuem uma estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida, sendo que a grande maioria das espécies pertencentes a esse grupo são parasitas causadoras de doenças. No entanto também há espécies que tem grande importância na alimentação como a Aspergillus nigra que é usada na produção do vinagre e a Penicilium notatum e P. crysogenun, usadas na produção de antibióticos.
Os Basidiomicetos (Basidiomycetes) são fungos que contém estruturas reprodutivas chamadas de basídios, em que a base se encontra fixa ao eixo de sustentação, ficando com as extremidades livres, formando basidiósporos, onde se encontram os esporos. Entre esses fungos estão os cogumelos e as ferrugens.
Veja Também:
[REINO MONERA- CARACTERÍSTICAS, EXEMPLOS]
Veja Também:
[REINO MONERA- CARACTERÍSTICAS, EXEMPLOS]
0 comentários :
Postar um comentário