Quanto maior o preconceito maior o número de homens com câncer de próstata. A prevenção continua sendo a melhor saída.
Os homens não costumam cuidar de sua saúde como as mulheres e muitos sofrem com doenças que poderiam ser evitadas, como o câncer que pode ser muito comum em um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino e que tem como função da de produzir e armazenar parte do fluido seminal, que é a próstata.
As mulheres são muito mais cuidadosas com sua saúde, procuram visitar um médico com certa regularidade, fazem os exames solicitados e seguem à risca as determinações médicas para manterem uma boa saúde e já irem cuidado do corpo para quando estiverem mais velhas, já o homem não, com raras exceções, acabam por não cuidarem da própria saúde e este é um erro gravíssimo!
Prova disto é o aumento em número de casos de câncer de próstata, que vem crescendo em todo o país.
O câncer de próstata é muito comum em homens que já estão com mais de cinquenta anos e que além de idade avançada, possuem algum fator de risco, como história familiar de câncer, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares errados, sedentarismo e excesso de peso, sendo que os homens da raça negra também fazem parte de um grupo de alto risco para a doença.
Publicidade:
E por incrível que pareça, mesmo os homens que têm um ou vários destes fatores de risco não se cuidam e só descobre o problema quando muitas vezes já é tarde demais.
Este tipo de câncer pode ser curado a partir do momento em que é descoberto nos primeiros estágios sendo importante, para seu diagnóstico, o exame anual depois dos quarenta anos, feito por meio de coleta de sangue, ultrassonografia e também por toque retal.
O preconceito é um dos principais motivos que fazem com que os homens não procurem pelo exame.
O câncer de próstata é muito difícil de ser diagnostica porque os sintomas só aparecem depois que ele já está em estágio avançado, como dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga totalmente, sangue na urina e até dor nas costas, quando a doença já está em grau avançado com metástases.
Assim é importante a prevenção, pois o tratamento é feito por meio da retirada total do órgão, radioterapia, hormonoterapia, quimioterapia e também o uso de outros medicamentos que podem ser usados caso o tumor esteja em estágio primário, pois cada um dos estágio da doença requer o tipo de tratamento adequado e o médico leva em conta também a idade do paciente e outras complicações.
Deixe de lado o preconceito e procure o médico para fazer seu exame. Cuide de sua saúde e a melhor forma é começando agora! Quem fica adiando pode ter uma triste notícia por ter a doença detectada tardiamente e aí o problema será muito mais grave do que se for detectado no início.
0 comentários :
Postar um comentário