Ao menor sinal de machucado ou ferida em sua boca consulte seu médico, o câncer de boca precisa ser tratado desde o início, para ter cura.
Apesar do avanço da medicina, ainda são muitas as doenças que desafiam a humanidade.
Muitas delas matam milhares de pessoas em todo o mundo e quando não matam deixam sequelas que comprometem a qualidade de vida do paciente. Os cientistas lutam contra o tempo, amparados pela mais avançada tecnologia buscam a cura para inúmeras doenças e graças a este empenho hoje já temos remédios eficazes para muitas doenças.
O câncer é uma destas doenças, que faz com que cientistas do mundo todo pesquisem incansavelmente pela busca de sua cura definitiva.
O câncer é uma doença que não escolhe sexo, idade, raça ou qualquer outra distinção e alguns tipos desta doença tem especial predileção por regiões como pescoço, garganta e boca e dentre eles o mais fácil de ser diagnosticado é o câncer de boca que é mais facilmente visualizado do que o de garganta e também de pescoço.
O câncer é uma doença que não escolhe sexo, idade, raça ou qualquer outra distinção e alguns tipos desta doença tem especial predileção por regiões como pescoço, garganta e boca e dentre eles o mais fácil de ser diagnosticado é o câncer de boca que é mais facilmente visualizado do que o de garganta e também de pescoço.
Publicidade:
Apesar de também serem complexos, o estágio de avanço em que se encontra a medicina já permite esta detecção.
O câncer de boca é comum principalmente em pessoas que fazem uso do cigarro, que com suas mais de cinco mil substâncias tóxicas, podem fazer com que as células cresçam desordenadamente, mas o simples exame que é feito com um espelho, lanterna e abaixador de línguas pode detectar o problema nos estágios iniciais da doença.
Mesmo sabendo dos males que o cigarro faz, do risco que representa para a saúde são muitas as pessoas que não abandonam o vício e continuam ingerindo estas substâncias e prejudicando sua vida.
Mas não é apenas o fumo que pode causar a doença, além do cigarro, o câncer de boca pode ser surgir ainda nas pessoas que são alcoólatras, aumentando o problema se usam simultaneamente com o cigarro e os sintomas da doença são manchas e feridas brancas ou avermelhadas ou úlceras que podem até ser confundidas com aftas, depois de algum tempo estas feridas podem se transformar em tumor maligno de difícil tratamento.
Detectar a doença logo no início é fundamental para o sucesso do tratamento, daí a necessidade de consultar seu médico ao menor sinal de algo de diferente nesta região da boca.
O tratamento do câncer de boca, assim como a maioria dos tipos de câncer, é feito por meio da retirada do tumor, que no caso de estágios iniciais faz-se por anestesia local e sem grande retirada de material, mas no caso de tumores em estágio avançado, tanto a deglutição e a fala podem ficar comprometidas por causa da retirada maior de tecidos.
Depois da retirada faz-se também o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, dependendo da evolução do câncer, assim é de extrema importância que a pessoa se preocupe com feridas e lesões que não cicatrizam, mesmo depois do uso de medicamentos, sendo necessário o acompanhamento por um profissional capacitado.
0 comentários :
Postar um comentário