Para as eleições deste ano à Prefeitura de São Paulo, haverá uma candidata mulher, Soninha Francine do PPS. Vamos mostrar sua biografia, para que você conheça melhor a candidata, e assim possa ver se ela é uma boa opção para ocupar o cargo ou não.
Sonia Francine Gaspar Marmo, mais conhecida como Soninha Francine, nasceu em 25 de agosto de 1967, ela é uma jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira. Soninha formou-se em cinema através da ECA – USP, onde participou de alguns filmes feitos pelos alunos do curso. Mas tornou-se nacionalmente conhecida como VJ da MTV Brasil.
Em sua carreira artística, ela atuou em várias peças teatrais, sendo que a primeira foi apresentada em inglês, no Festival de Teatro da Cultura Inglesa de São Paulo, onde participou de uma adaptação de Round and Round Garden, texto de 1973 de Alan Ayckbourn, um renomado dramaturgo e diretor teatral inglês.
Em outra peça ela atuou como a personagem principal de Gota d´Aguade Chico Buarque de Holanda. Essa peça recebeu o prêmio The Best Production Award do Drama Festival da Cultura Inglesa de 1984.
Mais tarde Soninha começou a trabalhar na MTV de São Paulo como assistente de produção, depois como diretora e coordenadora de produção, redatora, onde redigia os textos para os VJ´s e finalmente em 1994 se tornou apresentadora, permanecendo na emissora por 10 anos.
Publicidade:
No ano de 2000 ela foi para a TV Cultura, onde apresentava o programa RG, que era destinado aos jovens. Mas ela saiu da emissora, depois de fazer uma matéria de capa da revista Época, onde ela admitia que era usuária de maconha e defendia sua descriminalização.
Mesmo assim ela continuou assinando sua coluna na Folha de S.Paulo e sendo comentarista esportiva na ESPN Brasil.
Hoje ela também escreve para a revista Vida Simples, entre outros meios de comunicação, ela também foi uma das apresentadoras do programa Saia Justa em 2007.
Sua carreira política começou em 2004, quando ela venceu a eleição para vereador da cidade de São Paulo pelo PT, exercendo seu mandato até 2008.
Durante seu mandato ela direcionou seu trabalho para a defesa dos direitos humanos dos GLBTs (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Travestis) e jovens, além de se unir a projetos de estímulo ao esporte e à cultura e da acessibilidade para deficientes físicos. Em 2006 ela disputou a eleição para deputada federal, mas não conseguiu ser eleita.
Mais tarde ela foi para o partido PPS (Partido Popular Socialista), onde se candidatou para as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2008. No ano seguinte ela foi nomeada subprefeita da Lapa pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, onde permaneceu até 2010, quando saiu para se candidatar para o governo do estado de São Paulo, mas ela nem chegou a se candidatar, pois seu partido apoiou a candidatura de Geraldo Alckmin.
Então ela foi coordenadora da campanha na internet de José Serra à Presidência, e neste ano assumiu o cargo de Superintendente na SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades).
0 comentários :
Postar um comentário