segunda-feira, 21 de maio de 2012

GASTRITE NERVOSA TEM CURA? Sintomas e Tratamento


Você sabe quais os sintomas da gastrite nervosa ou se ela tem cura? Veja nessa postagem tudo sobre o assunto e quais os tratamentos recomendados.
Gastrite é uma inflamação que ocorre no tecido que recobre o estômago, este age protegendo o estômago contra a acidez intensa, já que o material contido nele apresenta pH muito baixo.


A gastrite pode ocorrer por diversos fatores que agridem o estômago, como o uso prolongado de medicamentos como anti-inflamatórios e aspirina, infecção por bactéria ou vermes parasitas, excesso de álcool, refluxo de bile para o estômago, grandes estresses físicos como traumas, queimaduras, cirurgias de grande porte entre outros, gastrite auto-imune, insuficiência renal crônica, quimioterapia, radiologia, intoxicações alimentares e o uso do cigarro. 
 Existem dois tipos de gastrite a crônica e a nervosa, elas são diagnosticadas através de exames. A gastrite crônica é aquela que se mostra silenciosa e só descobrimos que temos quando já passou um bom tempo, pois ela vai se desenvolvendo lentamente.

Já a nervosa é o contrário podemos identificá-la através dos sintomas como queimação, azia, dor de estômago, náuseas, empanzinamento e arrotos freqüentes. Na verdade a gastrite nervosa, não é necessariamente uma gastrite como a crônica, pois apesar dos sintomas não há lesões visíveis no estômago, então sua denominação certa é dispepsia funcional.

Publicidade:

Além disso, muitas pessoas pensam que o estresse emocional sozinho pode causar a gastrite nervosa, mas isso não é possível, o que pode acontecer é que as situações de estresse podem ajudar a agravar a situação, atrasando a cicatrização de lesões existentes. Mas independente de ser crônica ou nervosa, a gastrite deve ser tratada, caso contrário podem evoluir com erosões da mucosa do estômago levando a formação de úlceras.

Por isso caso você sinta um dos sintomas procure um médico imediatamente. O tratamento é feito com supressão da acidez gástrica através do uso de medicamentos. Mas também é preciso tomar alguns cuidados como não ingerir bebidas alcoólicas enquanto estiver fazendo o tratamento e também não fumar.

E claro cuidar de sua alimentação, pois há alimentos que agridem ainda mais o estômago, então estes devem ser evitados, entre eles estão: alimentos gordurosos e frituras em geral, frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão, temperos, doces concentrados, frutas secas e cristalizadas, carnes gordurosas, feijão e outras leguminosas, refrigerantes, entre outros.

 Já entre os alimentos permitidos estão: leite, queijo, chás, sopas magras, carnes magras, ovos cozidos, verduras e legumes bem cozidos, frutas que não sejam ácidas, pães brancos, bolacha, arroz, macarrão, batata, entre outros. E é importante não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar, assim você fará com que seu estômago esteja sempre digerindo, então dificilmente a acidez dele afetará sua mucosa, o que pode agravar a situação.

 Também você deve evitar o estresse que como dito antes ajuda a tornar a situação ainda pior, o ideal é começar o tratamento o mais rápido possível, dessa forma a cura é mais rápida.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
GASTRITE NERVOSA TEM CURA? Sintomas e Tratamento
Blog DCH- Fotos e Vídeos

3 comentários :

Anônimo disse...

mim ajudou e muito brigado

Anônimo disse...

Acho que sofro de gastrite nervosa. Tudo q eu como ou tomo minha pressão abaixa. Fico nervosa. Gostaria de uma resposta.

Jesus puro amor disse...

Jesus já levou sobre si na cruz do calvário todas as nossas doenças, acredite sem duvidar no coração.
Não deixando nunca de fazer os tratamentos médicos, Deus nos cura de diversas formas, usando os medicos, ou por cura milagrosa. Devemos declarar a palavra de Deus, pois ela não volta vazia. Recebamos a cura que Jesus já nos deu.

"Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Salmos 103:3

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:4-5

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10:10

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.