segunda-feira, 21 de maio de 2012

DOR DE OUVIDO EM BEBÊ, SINTOMAS, O QUE FAZER?


É comum bebês e crianças apresentarem dor de ouvido, essa dor é causada por uma infecção no ouvido, conhecida como otite. Existem dois tipos de otite a média e a externa.  A otite média é mais comum nas crianças, sendo uma infecção na parte mais interna do ouvido, o ouvido médio, uma pequena cavidade que se liga com a parte posterior da garganta através da Trompa de Eustáquio. Esta é responsável pela entrada de ar para a parte interna do ouvido, assim igualando a pressão de dentro do ouvido. 

Mas algumas vezes essa trompa pode se infectar, inchando, provocando dor de ouvido.  Isso ocorre mais em crianças, pois sua trompa de Eustáquio e menor, além disso, ela é mais retificada que a de um adulto, permitindo que quando a criança se alimente, possa haver passagem do alimento através da garganta para os ouvidos. 

Por isso que é mais comum acontecer em crianças que quando são amamentadas com mamadeiras ficam deitadas enquanto mamam. Dessa forma o leite pode passar facilmente para a parte interna do ouvido, ficando acumulado, o que propicia o crescimento de bactérias, assim provocando a infecção de ouvido.  

A infecção também pode acontecer a partir de um resfriado, através das secreções acumuladas na garganta que vão para o ouvido. Por isso é bom ficar bem atento ao seu filho para ver os sintomas, que geralmente são dor, febre, choro constante, irritabilidade e desconforto, além de náusea, observe também se a criança fica mexendo constantemente no ouvido, pois como não pode explicar que sente dor, no caso dos bebês. 

Publicidade:


Também certas vezes pode aparecer pus na região externa do ouvido, caso houver ruptura do tímpano, assim extravasando todo o material purulento para fora do canal do ouvido.  Assim se a criança apresentar qualquer um desses sintomas leve-a imediatamente para o médico que irá examiná-la. Em casos de infecção causadas por bactérias são usados antibióticos para tratá-las, para a dor são receitados analgésicos ou compressas de panos quentes colocados sobre o ouvido. 

Caso a infecção seja causada por um vírus como os sintomas são mais amenos, não requer tratamento o próprio corpo se encarregará de eliminá-lo.  Para evitar que a infecção de ouvido ocorra o melhor é tomar algumas medidas de prevenção como quando for amamentar os bebês deixe-as em posição semi-sentadas, nunca deitadas e nem deixe-as sozinhas com a mamadeira.

 Quando a criança estiver resfriada, faça com que ela assoe o nariz frequentemente, assim o catarro não ficará acumulado na garganta ou se a criança é pequena use aspiradores nasais de borrachas que são encontrados em farmácias e lojas de artigos para bebês. 

Também quando for dar banho no bebê não molhe o ouvido dele e seque bem a orelha, coloque tocas quando saírem de casa, e fique atenta a qualquer sinal de dor de ouvido como choro excessivo e dor ao leve toque no ouvido.   

Tomando os devidos cuidados e seguindo as recomendações do médico, as crianças saram facilmente das infecções do ouvido, caso não forem bem tratados a infecção pode se desenvolver e causar meningite, mastoidite, entre outras complicações que pioram ainda mais a situação. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOR DE OUVIDO EM BEBÊ, SINTOMAS, O QUE FAZER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.