Veja aqui a Biografia resumida de Machado de Assis e suas principais obras.
Um dos mais famosos e tradicionais escritores brasileiros é carioca da cidade do Rio de Janeiro e nasceu no ano de 1839, tendo uma vida complicada, com pobreza e muita dificuldade é até difícil de saber que se tornou um dos maiores escritores da literatura brasileira, seu nome é Machado de Assis. Este escritor hoje é um exemplo para os estudantes brasileiros, pois ele superou todas as dificuldades para conseguir chegar onde chegou.
Aos jovens fica este grandioso exemplo, para que não deixem nada interferir em sua educação e aprendizado e assim busquem sempre se superarem nos estudos.
Filho de um operário de nome Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, Machado de Assis teve uma infância bastante difícil, principalmente depois que sua mãe faleceu e teve que ser criado por sua madrasta Maria Inês, sendo que para sobreviver o menino, conciliava os estudos com a venda de doces e suas condições continuavam não favoráveis para se tornar um escritor, foi sem dúvida alguma uma das fases mais difíceis na vida deste escritor brasileiro.
Mas o menino era muito inteligente, chegando até mesmo a aprender falar francês com uma dona de uma padaria do bairro. Machado de Assis desde bem novo já se destacava pela sua inteligência e vontade de prender e já era admirado por muitos, mesmo com ainda tão pouca idade.
Com dezesseis anos de idade Machado de Assis conseguiu a publicação de uma obra sua, o poema “Ela”, a primeira entre tantas, na revista Marmota Fluminense e depois disso conseguiu um emprego de tipógrafo na Imprensa Nacional lugar onde conheceu Manuel Antônio de Almeida, diretor do lugar e que lhe deu oportunidades.
Foi esta a oportunidade que Machado de Assis precisava para começar a trilhar o seu caminho. Sua vontade de aprendizado era cada vez maior e o jovem escritor, já com dezenove anos tornou-se colaborador e revisor do Jornal Marmota Fluminense e nesta época ele conheceu alguns dos escritores que também são famosos no ramo literário brasileiro, como José de Alencar, Gonçalves Dias e Manoel de Macedo.
Foi assim que se firmou dentro do jovem escritor a certeza do que ele queria fazer em sua vida. O convívio com grandes escritores, o trabalho neste meio, tudo isto veio a fortalecer sua vocação de escritor que crescia junto com o jovem e seus trabalhos aos poucos se tornavam cada vez mais e mais conhecidos.
À medida que seu trabalho era sendo veiculado em outros locais, sua fama ia aumentando e muitos começaram a procurá-lo.
Publicidade:
Foi então que Machado de Assis começou a escrever para vários veículos de comunicação da época como o Correio Mercantil, o Diário do Rio de Janeiro, O Espelho, A Semana Ilustrada e o Jornal das Famílias. Escrevendo para estes grandes impressos o trabalho de Machado de Assis se tornava ainda mais conhecido e ele era cada vez mais admirado até mesmo por escritores já consagrados naquela época que reconheciam no jovem um grande talento para a escrita.
Machado de Assis teve sua primeira obra imprensa no ano de 1860, na qual foi tradutor, o livro Queda que as mulheres têm para os tolos e assim fez com que sua carreira fosse consolidada. Machado de Assis sempre apresentou muita facilidade para escrever e as palavras fluíam normalmente em seus escritos que ganhavam repercussão nacional.
Aos poucos seus trabalhos iam sendo levados para outras cidades, para outros estados e um número muito grande de pessoas já se tornavam leitores assíduos deste escritor.
Depois de algum tempo, Machado de Assis veio a se casar com Carolina que também era apreciadora de obras literárias e da qual era irmã de um diretor de revista da época, Machado de Assis publicou seu primeiro livro de poesias: Crisálidas no ano de 1867 e no ano de 1872 já publicava mais uma obra o romance Ressurreição.
Estas são obras que até hoje são lidas e admiradas não só por adultos mas também por muitos jovens que cada vez mais cedo descobrem e aprendem a gostar de ler Machado de Assis.
Depois destas duas edições as obras de Machado de Assis ficaram muito conhecidas e o escritor teve duas fases: a romântica dos primeiros livros e a fase do realismo, com obras como A Mão e a Luva no ano de 1874; Helena em 1876 e Iaiá Garcia em 1878 na fase romântica e na fase realista os livros Memórias Póstumas de Brás Cubas em 1881; Quincas Borba em 1892; Dom Casmurro em 1900 e Memorial de Aires em 1908.
Estas obras de Machado de Assis conquistaram de vez o país e hoje ele é um dos mais conceituados escritores brasileiros, tendo suas obras entre as mais lindas de todos os tempos.
Machado de Assis ainda escreveu vários contos, entre eles: Missa do Galo, O Espelho e o Alienista, além de diversos poemas, peças de teatro, críticas literárias e teatrais e outras obras e ainda juntamente com seu amigo e escritor José Veríssimo, tomou as primeiras medidas para a criação da Academia Brasileira de Letras, tornando-se seu primeiro presidente.
Porém, infelizmente, no ano de 1908, com sessenta e nove anos, diferente de seus amigos também escritores que havia morrido bem jovens, ele faleceu na cidade do Rio de Janeiro com câncer e a literatura brasileira perdeu um ícone que até hoje ainda não foi substituído.
Obras de Machado de Assis:
Romances: Ressurreição – 1872, A Mão e a Luva – 1874, Helena – 1876, Iaiá Garcia – 1878, Memórias Póstumas de Brás Cubas – 1881, Quincas Borba – 1891, Dom Casmurro – 1899, Esaú e Jacó – 1904 e Memorial de Aires – 1908.
Poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais e Poesias Completas
Contos: A Carteira, Miss Dollar, O Alienista, Noite de Almirante, O Homem Célebre, Conto de Escola, Uns Braços, A Cartomante, O Enfermeiro, Trio em Lá Menor e Missa do Galo.
Teatro: Hoje avental, amanhã luva – 1860, Desencantos – 1861, O caminho da Porta – 1863, Quase Ministro – 1864, Os deuses de casaca – 1866, Tu, só tu, puro amor – 1880 e Lição de botânica - 1906.
Machado de Assis foi e continua sendo, referência para todos aqueles que gostam de ler e escrever. Para o Brasil foi sinônimo de determinação e motivo de muito orgulho. Para sempre estará presente na literatura brasileira, suas obras acompanharam gerações que sempre saberão admirar e reconhecer o talento deste importante escritor brasileiro.
2 comentários :
este resumo foi muito enteressante gostei muito parabens
este comentario e muito legal gostei muito espero que outras pessoa tambem gostem foi muito bom relenbrar o inesqucivel machado de assis ele que foi um marco na historia das letras ne pessoal.... bjsssss
Postar um comentário