O Financiamento estudantil é o programa destinado a pessoas que queiram cursar um curso superior e não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades em universidades particulares, foi criado pelo governo federal no ano de 1999 e já atendeu e atende milhares de estudantes que estejam matriculados em universidades particulares cadastradas junto ao programa.
O FIES, como é conhecido o programa do financiamento estudantil é administrado pela Caixa Econômica Federal sendo ela a responsável por fazer o cadastro e análise dos estudantes interessados em participar do programa que podem ter bolsa de estudo de até 50% em bolsas parciais ou até 100% das mensalidades que depois do término do curso devem ser pagas para a Caixa.
Para as pessoas que já pagam o FIES ou que têm valor a pagar para a Caixa Econômica Federal devem pagar o boleto mensal que a instituição envia para o estudante responsável pelo contrato e por meio do site da Caixa o estudante pode emitir a boleto para pagamento dos juros ou da própria parcela do financiamento.
Se você é estudante ou tinha um financiamento do FIES e quer imprimir seu boleto para pagamento acesse o endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal no site: [https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp] - insira o número do seu contrato ou o número do CPF do titular do contrato e assim você poderá ter acesso online ao boleto para efetuar o pagamento do débito junto ao órgão que também tem a responsabilidade de cobrar juros daqueles que não pagam as mensalidades em dia, assim como em todo tipo de financiamento.
Publicidade:
Fique atento que há alguns requisitos que impedem algumas pessoas de realizarem a inscrição, por exemplo, o estudante que a matrícula acadêmica esteja "trancada" ou então o aluno que já tenha sido beneficiado pelo programa.
Outro detalhe de suma importância é que desde o ano passado é exigido que os candidatos tenham o ensino médio concluído e que também tenha realizado o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.
A taxa de juros do FIES estava sendo de 3,4% ao ano; quem vai se candidatar agora deve se informar com antecedência para ter certeza do valor.
A inscrição no FIES pode ser feita no decorrer de todo o ano, basta realizar sua inscrição através do Sistema Informatizado do FIES - SisFIES.
A inscrição é feita através do SisFIES mas as informações são validadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, na escola onde estuda.
No site você irá encontrar um passo a passo ensinando como fazer a inscrição no FIES, para conferir, acesse diretamente o endereço: [http://sisfiesportal.mec.gov.br/interna.html]
Para quem já está inscrito, mantenha os pagamentos em dia e sempre que precisar acesse o Boleto Online: [https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp] - informe o CPF e o código verificador para ter acesso.
0 comentários :
Postar um comentário