Apesar das franquias estarem em alta agora, nos últimos anos, o sistema de franquias é antigo, surgiu no século XVII nos Estados Unidos quando a Singer, fabricante de máquinas de costura resolver dar outorga de licenças para comerciantes independentes, praticar a revenda de produtos. Na época foi um grande susto para o mercado que estranhou uma empresa ter tal atitude. Atitude que rapidamente se propagou pelo mundo todo, tamanho o sucesso dos franqueados.
Uma das principais franquias criadas no mundo é a da Coca-cola que possui vários franqueados pelo mundo e foi a primeira a passar a franquia de produção de seus produtos para terceiros, que também podem ser comercializados nas áreas as quais estão determinadas pelo contrato de Franchising.
O sistema de franquias no Brasil só tomou impulso depois de 1970, com algumas franquias de sucesso como o Yázigi e o CCAA que começaram na década anterior e foram progredindo. Em pouco tempo as marcas já eram conhecidas em todo o país, graças ao sistema de franquia que fez a empresa crescer ainda mais e os investidores colherem ótimos resultados. Não demorou muito para que outras empresas adotassem o negócio e em pouco tempo já era possível encontrar no mercado brasileiro várias opções de franquias nos mais diversos segmentos.
O mercado do franchising é muito dinâmico, revelando a cada ano lucros muito altos, visto que a maioria das empresas que abrem franquias já têm todo o respaldo de anos de operação.
Publicidade:
Algumas franquias estão em plena expansão e sendo vendidas para todo o Brasil, como:
No Rio Grande do Sul a Astran Assessoria; Confeitaria Bella Gula; Big Pastel; F.U.E.L Sports; Instituto Med Prev; Armazém da Família Produtos Naturais; Rede Drogabel Drogarias e muitas outras.
Em Minas Gerais podem ser citadas Bendita Gula; Bitela Pizza; Pare & Repare; A Flor-S; Arquivar Gestão de Documentos, entre muitas outras.
No estado do Rio de Janeiro podemos citar, Vibeup Óculos; Andarela; Astral; Kanguruh Home, entre outras.
No estado de São Paulo são várias como All Check; Knost Invest; Mix Potato; Salomé Bar; Alciebiere Massas Artesanais; Amor aos Pedaços; Amor em Cestas; Babbo Giovanni; Base Franquia; Med Net; Aquamassage e muitas outras.
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul são os estados onde mais se encontram franquias, apesar de que as mesmas são encontradas hoje em todo o Brasil.
O sistema é muito lucrativo, o investidor já abre seu negócio contando com todo o aporte de uma empresa sólida, que atua há anos no mercado e sabe os caminhos a serem seguidos para ter lucro e evitar prejuízos. Mas é preciso se informar bem quanto ao sistema de franquia que para alguns traz vantagens e desvantagens. Resta pesar os prós e os contras e no final ver o quanto será vantajoso o sistema.
Mas ninguém duvida que iniciar um negócio com uma marca já conhecida no mercado e com venda já consolidada fica bem mais fácil e principalmente, bem mais seguro para investir.
0 comentários :
Postar um comentário