Sempre ouvimos falar sobre a temível Peste Negra mas nem sempre sabemos explicar o que realmente foi o ocorrido. Na verdade o que chamamos de Peste Negra é a designação pela qual ficou conhecida uma pandemia da Peste Bubônica que atingiu a baixa Idade Média no continente europeu no século XIV e dizimou praticamente mais de 30 milhões de pessoas. A doença é causada por uma bactéria transmitida através das pulgas de ratos-pretos ou outros roedores. As pessoas que eram suspeitas de terem a doença eram mantidas em quarentena longe dos centros urbanos.
Alguns estudiosos chegam a especular que a Peste Negra dizimou cerca de um terço da população da Europa em seu surto mais impressionante. A Peste nos humanos é uma típica zoonose causada pelo contato direto com os roedores infectados ou através das pulgas destes. Outra forma de infecção é através do contato com gotículas de espirro ou tosse de um paciente já doente.
A evolução dos sintomas e sinais se dá desde o primeiro contato com a bactéria causadora da doença que entra no organismo do ser humano através de falhas na pele e se alojam rapidamente nos gânglios linfáticos onde elas se multiplicam. Após sete dias, a vítima se apresenta com febre alta, mal-estar e protuberâncias azuladas na pele, que são os gânglios dando os primeiros sinais de infecção.
Expansão da Peste Negra na Europa |
Pode ocorrer a hemorragia de vários órgãos e quando essa hemorragia alcança a pele, esta toma uma aparência escura de onde vem o nome da doença. O diagnóstico é dado através da coleta de líquido dos bulbos e encaminhado para exame laboratorial que verificará a presença da bactéria causadora da doença.
Na época em que a Peste Negra causou todas estas mortes, a medicina não era tão avançada como hoje e as condições de higiene não eram prioridades para aquelas comunidades.
Publicidade:
Apesar dos livros de conto de história nos passarem uma ideia de países lindos, com castelos e fadas, a infra-estrutura na época era péssima e tudo isto tornava propícia a propagação não só desta mas de várias outras doenças que por anos matou milhares de pessoas.
Atualmente existe obviamente várias forma de prevenção, entre elas erradicar a presença de roedores em locais de habitação. Em alguns países mais pobres as condições de saneamento são precárias e por esse motivo é necessário tomar medidas ainda mais eficientes. Atualmente existem também alguns antibióticos que são utilizados para o tratamento da doença trazendo resultados eficazes e controláveis.
Políticas governamentais para melhorar a infra-estrutura dos municípios e proporcionar moradia digna para as pessoas é o primeiro passo a ser dado para combater todas as doenças que se propagam nestas péssimas condições de moradia.
No Brasil, infelizmente, ainda há muito o que fazer, com certeza não teremos um fato tão relevante como foi o da Peste Negra na Europa, mas muitas pessoas aqui adoecem e morrem por falta de condições mínimas de higiene e por morarem em locais sem sequer, rede de esgoto. Combater esta desigualdade é uma prioridade que o mundo inteiro deve ter.
0 comentários :
Postar um comentário