terça-feira, 6 de agosto de 2013

Prevenção e Combate a Incêndio


É preciso saber prevenir e combater o incêndio. Seja na empresa, escola, igrejas e até mesmo em nossa casa ou no prédio onde moramos, precisamos saber prevenir e combater o incêndio e nos certificar que as demais pessoas também estão envolvidos neste processo. Muitas pessoas ao se deparar com um incêndio não têm noção de quais medidas devem ser tomadas para combater o incêndio, não sabem sequer como se de preveni-lo. 
Prevenção e Combate a Incêndio
  Todos os anos empresas do mundo todo têm prejuízos enormes pelo simples fato de não terem investido em prevenção e combate a incêndio e com isto vêem todo seu investimento se queimando. Evitar incêndio consiste em duas frentes diferentes: uma é a Prevenção e a outra é o Combate. E a empresa precisa reconhecer que ambas são diferentes e devem merecer cuidados diferenciados. 

 Prevenir um incêndio é fazer de tudo para que ele não aconteça. Para isto, esta incluso também o treinamento dos funcionários mas não basta isto, é preciso por exemplo, verificar toda a parte elétrica da empresa, para não haver o risco de curtos. Após o treinamento do pessoal é preciso que haja fiscalização, não basta apenas capacitar o funcionário é preciso certificar-se constantemente que ele está seguindo as normas para prevenir o acidente. 
Prevenção e Combate a Incêndio
Porém, mesmo investindo em tudo isto, o incêndio poderá acontecer e caso aconteça, sua empresa está preparada para combatê-lo? Há material de combate ao fogo? Os funcionários sabem como utilizá-lo? A prevenção de incêndios exige uma série de aplicações de recursos para instalações de segurança e até mesmo treinamento para saber lidar com esse tipo de situação considerada de alto risco. 
Publicidade:
 Saber apagar incêndios é de extrema importância, assim como preveni-los. A missão do Corpo de Bombeiros é socorrer as vitimas e apagar incêndios, a parte de prevenção fica por conta da sociedade. Controlar um incêndio é importante, pois assim o risco de pessoas morrerem são pequenas. 
Prevenção e Combate a Incêndio
A prevenção de incêndio deve ser feita da seguinte maneira: -Todas as pessoas devem saber que o número de telefone dos bombeiros é 193. -Instalar extintores de incêndio em locais visíveis. -Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis, como gasolina, querosene, etc. -As instalações devem passar por uma revisão periódica. -Em casos de vazamento de gás, é importante lembrar-se de não acender a luz e não riscar o fósforo e nem acender isqueiros. Em seguida, deve-se manter o ambiente ventilado, para que o gás se espalhe. 

O combate ao incêndio pode ser feito por extintores de incêndio. Para aqueles que não sabem, existem 3 tipos de extintores sendo eles: Extintores que contêm água: servem para combater somente incêndios de classe A. Os incêndios de classe A é resultante da combustão de materiais sólidos, como é o caso de madeiras, plásticos, carvão, tecidos, etc. Extintores que contêm CO2: podem ser utilizados para combater somente incêndios de classe B e C. 
Os incêndios de classe B são resultantes da combustão de líquidos e sólidos inflamáveis. Exemplos: óleos, gasolina, álcool, tintas, etc. Já os incêndios de classe C, são aqueles que resultam da combustão de gases. Exemplos: Butano, propano, gás natural, etc. Extintores que contêm pó químico: pode ser usado para combater incêndios de Classe A, B e C.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Prevenção e Combate a Incêndio
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.