Veja abaixo informações sobre o que é medida cautelar, para que serve, situações e como utiliza-la, uma forma de prever seus direitos. Ela tornou-se um procedimento indispensável para que se evite algum tipo de prejuízo imediato ou até mesmo futuro a uma das partes envolvidas em um processo.
Todos nós temos direitos que devem ser respeitados, mas também temos deveres a serem cumpridos perante a sociedade em que vivemos. Conhecer bem as leis que regem nossa sociedade é de fundamental importância para sabermos exatamente isto, quais são nossos deveres e também conhecer os nossos direitos. Quando alguém não respeita os direitos de outra pessoa ou até mesmo deixa de cumprir com suas obrigações, a Justiça interfere, vindo a estabelecer medidas que venham obrigar a tal pessoa a cumprir a lei, resguardando a boa convivência entre as demais pessoas da sociedade.
Há casos, em que a Lei se utiliza de recursos diversos, para garantir esta boa convivência, por exemplo, a "Medida Cautelar". Este foi um procedimento criado de forma que possa ser prevenido ou conservado os direitos das pessoas, ou seja, é uma forma de defender os direitos de cada cidadão da sociedade.
O Poder Judiciário é quem pode fazer uso deste ato, que visa prevenir, por exemplo, em caso de algum risco de lesão.
Publicidade:
Ou ainda, quando há risco de qualquer natureza, mas isto tudo deve ser amparado por lei.
Quando uma parte envolvida no fato solicita tal medida, é preciso que se faça toda uma verificação. Também, quando há um tempo muito longo em um processo, por exemplo, trazendo prejuízos a alguma das partes, tal medida poderá ser utilizada, solicitada.
A Medida Cautelar é uma medida preventiva, ela é solicitada e deverá ser autorizada para ter efeito legal. No caso de ser solicitada enquanto está em curso a ação principal, a Medida Cautelar torna-se "Incidental".
Caberá ao STF - Supremo Tribunal Federal - julgar tal pedido, vindo a decidir de forma definitiva sobre o uso ou não da Medida Cautelar.
Uma Medida Cautelar poder ser instaurada tanto antes ou durante o desenrolar de uma reclamação.
Quando é solicitada antes se justifica pela possibilidade do processo. Quando se é solicitada posteriormente, torna-se indispensável para o sucesso do processo.
Mas vale lembrar que uma Medida Cautelar poderá ser revogada. Também devemos salientar que na Concessão Liminar não existe sentença cautelar, pois uma vez cumprida, irá efetivar a medida.
0 comentários :
Postar um comentário