Veja abaixo informações sobre Malaia Yousafzai, sua biografia e discurso, essa que se torna um dos ícones da sociedade em especial as mulheres que buscam pelos seus direitos e por questões culturais ou políticas são proibidas.
Malaa Yousafzai fez um discurso emocionante, após ter sido baleada e quase ter morrido. Mas ela está viva e mais decidida do que nunca, a lutar pelo direito das mulheres!
Malala Yousafzai é um dos nomes mais falados do momento, em todo o mundo. A jovem nasceu no dia 12 de julho de 1997 e se tornou a ativista mais conhecida de todos os tempos.
Ela nasceu em Mingora, no Paquistão e tem 2 irmãos. Além do pachto, fala também o inglês e vem se tornando conhecida mundialmente devido à sua luta pelos direitos civis, de forma especial os direitos das mulheres na região do Vale do Rio Swat, local onde o Taliban proibiu que as meninas fequentem a escola.
Malala Yousafzai escreveu um blog para a BBC, usando o nome de Gul Makai, contando tudo sobre sua vida e o regime do TTP - Tehrik-i-Taliban Pakistan.
Malala no hospital depois várias cirurgias e quase 3 meses internada obteve alta |
Publicidade:
O socorro foi prestado por helicóptero e ela encaminhada para um hospital militar. Centenas de pessoas foram para a rua, para protestarem e o caso repercutiu no mundo todo!
O ataque foi condenado por líderes do mundo todo, inclusive por Barack Obama, Hillary Clinton, Madonna, Selena Gomez, Susan Rice, entre outros!
Malala Yousafzai ficou internada por quase 3 meses e em seu aniversário de 16 anos ela comemorou com um discurso histórico, na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Malala que após discurso na ONU foi aplaudida de pé por todos os presentes |
Recentemente, recebeu o Prémio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu. Este foi mais um dos merecidos prêmios que ela conquistou, entre eles:
Prêmio Nacional da Paz da Juventude, em 2011.
Top 100 pensador global 2012, pela Revista Foreign Policy.
Lista de Pessoas Influentes, pela Time, em 2012.
Prêmio Romano pela Paz e Ação Humanitária, em 2012.
Prêmio Internacional Catalunya.
Prêmio Anna Polikovskaya, em 2013.
Entre muitos outros.
0 comentários :
Postar um comentário