Veja abaixo informações sobre os componentes do sangue e suas funções, importantes para nosso organismo e transporta substâncias essenciais para nosso organismo, confira mais a seguir e entenda melhor sobre o assunto.
O sangue é um tecido conjuntivo que circula através de nosso sistema vascular. Ele é muito importante para nosso organismo, pois através dele são transportados substâncias essenciais para a manutenção do corpo como, oxigênio, nutrientes, excretas, gás carbônico, hormônios, anticorpos, entre outras e que são levados para tecidos e órgãos do organismo. O sangue pertence ao sistema circulatório, juntamente com o coração e os vasos sanguíneos.
Esse tecido é formado por vários tipos de células que possuem diferentes funções e formas e que fazem dele um elemento essencial em nosso organismo.
As células se encontram em seu plasma, a parte líquida do sangue, entre elas encontramos os leucócitos, plaquetas e hemácias. O plasma é essencial, pois através dele é que são transportadas as células do sangue e outras substâncias dissolvidas no sangue como proteínas, nutrientes, excretas, hormônios, anticorpos, sais e gases.
Ele transporta essas substâncias por todo o organismo, dessa forma permitindo que as células recebam ou excretem nutrientes. Ele é composto por 90% de água e 10% de outras substâncias. Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos. São células muito importantes na defesa do organismo, sendo a primeira barreira contra micro-organismos causadores de doenças.Elas impedem que qualquer partícula ou micro-organismo estranho penetre no organismo, também agindo na destruição de células mortas e restos de tecidos, dessa forma limpando o organismo.
Publicidade:
Os leucócitos podem ser classificados em cinco tipos, entre eles os neutrófilos (os primeiros a chegar às áreas de inflamação, tendo a capacidade de executar a fagocitose, envolvendo as substâncias estranhas e diferindo-as através de enzimas), monócitos (transformam-se em macrófagos quando amadurecem, agindo na proteção de tecidos), basófilos (tem grande hipersensibilidade e age em processos alérgicos), eosinófilos (agem contra parasitas multicelulares e certas infecções) e linfócitos (responsáveis pela imunidade celular, ativando ou atenuando a produção de anticorpos).
As hemácias também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio, do qual nenhuma célula humana vive sem. Através dela é realizada a respiração celular, elas são estocadas no baço e tem como função liberar hemácias sadias e destruir hemácias velhas, dessa forma reciclando a hemoglobina.
As plaquetas são fragmentos de células da medula óssea, também conhecidas como megacariócitos. É através delas que é realizada a coagulação sanguínea, impedindo dessa forma a perda excessiva de sangue ao fazermos um corte. A coagulação geralmente inicia-se 20 segundos após a lesão, onde as plaquetas formam um tampão plaquetário no local da lesão, impedindo dessa forma a saída do sangue.
Leia mais em:
Apesar de toda essa proteção o sangue também possibilita a dispersão de doenças pelo corpo, levando células infectadas, cancerígenas, micro-organismos entre outros, já que seu sistema de proteção pode falhar, dependendo do micro-organismo e quantidade existente no corpo.
0 comentários :
Postar um comentário