Veja a seguir como consultar a 2ª via do IPTU 2014 em Cuiabá.
O IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano é um imposto que todos os proprietários de imóveis, tanto pessoa física quanto jurídica devem pagar. Por isso quem têm imóvel próprio como casa, apartamento, estabelecimentos comerciais ou empresas são obrigados a efetuarem o pagamento anual.
O IPTU tem como objetivo obter através dos valores pagos recursos financeiros para as cidades, sendo também usado como controle do preço da terra.
Por isso ele é cobrado através dos municípios, os quais aplicam um sistema de cobrança diferenciado, com exceção do Distrito Federal que aplica o sistema da mesma forma.
No caso de Cuiabá como em outras cidades o IPTU é enviado à residência dos proprietários de imóveis através de um carnê de pagamento, onde contem os valores, seus dados e do imóvel e a data de vencimento.
No entanto pode acontecer dos Correios não enviarem o carnê a tempo, devido a perdas, danos ou extravios.
Para não ser prejudicado você pode emitir a segunda via do IPTU através do site da prefeitura de Cuiabá. Para isso acesse o site na página [http://201.65.242.136/portal], lá você deverá optar pelo tipo de inscrição e preencher o número no campo pedido e assim poderá fazer a emissão das guias.
Caso não consiga, a segunda via também pode ser retirada através de centros de atendimento da prefeitura de Cuiabá.
Publicidade:
Confira os endereços abaixo:
LAC – Centro: Palácio Alencastro, centro, Fone 3645 – 6259.
Loja de Atendimento ao Cidadão: LAC SUL, Rod. Palmiro Paes de Barros, S/N – Vista Alegre – Fone: 3313-3154.
Loja de Atendimento da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Regional Norte: CPA II. 3313-3207.
Caso passe o vencimento, você também poderá emitir a via e pagar o imposto através desses centros de atendimento e também através de outros, confira os endereços:
Procuradoria Fiscal, Rua Pedro Celestino, nº 34, Praça Alencastro, Centro – Fone 3645-8300.
Regional Norte, 3313-3207
O valor do IPTU é calculado através do valor venal do imóvel, o qual é estimado pelo governo levando em consideração dados do imóvel, como a idade do imóvel, local, valor de acordo com a planta da construtora, entre outros. Esse valor venal pode chegar a menos de 50% de seu valor de mercado.
Em Cuiabá em caso de proprietários que obtenham imóveis com valor venal igual ou inferior a 25 mil reais, ficam isentos do pagamento.
0 comentários :
Postar um comentário