O Lixo Urbano é um dos maiores problemas hoje da sociedade! E cresce a quantidade lixo sendo descartada de forma inadequada, os Governos têm feito muito pouco para encontrarem uma solução e assim, a cada dia que passa, o problema vai só complicando.
O planeta Terra sofre com muitos problemas ambientais que são provenientes da evolução do homem que, mesmo com toda a destruição que já causou, ainda não conseguiu dar fim a diversos tipos de gargalos que são empecilhos para a evolução ainda maior da sociedade mundial, como por exemplo, um dos grandes problemas da vida da sociedade industrializada na qual estamos inseridos, o lixo urbano.
E quando falamos do lixo urbano, não estamos apenas falando do lixo proveniente das grandes empresas, mas também do lixo vindo das residências. Infelizmente, são pouquíssimas as cidades que realizam a coleta seletiva. Por isto, no lixo das residências, encontramos restos de alimentos, ferro, alumínio, plástico, papel e tantos outros materiais que poderiam estar sendo reciclados.
No lixo residencial também encontramos produtos eletrônicos que são despejados nos lixões e trazem grande risco por possuírem produtos químicos que contaminam o solo e a água. E se as residências são assim, se descartam tanto lixo de forma errada, o que dizermos então das indústrias, empresas de um modo geral e até mesmo os hospitais!
Publicidade:
A grande produção de lixo urbano é um problema ambiental muito sério, pois o lixo urbano que na maioria das vezes é descartado sem tratamento adequado pode contaminar tanto o solo no ambiente no qual é colocado, também podendo contaminar a atmosfera devido aos gases tóxicos liberados, promovendo o efeito estufa e também contamina as águas subterrâneas e superficiais, devido a um liquido que escorre do mesmo chamado de chorume.
O lixo urbano é separado por três categorias, sendo elas o lixo domiciliar que é o mais volumoso, o lixo industrial que provem de indústrias, o lixo hospitalar que obviamente provem da atividade em hospitais e também o lixo tecnológico que é um dos mais difíceis de serem descartados.
O lixo é um problema tanto econômico como social, sendo que milhares de reais e outras moedas são gastos por todos os países do mundo que desejam dar tratamento especifico para o lixo urbano antes de ser descartado, tentando a reciclagem do maior número de toneladas deste lixo, porém, estes gastos são insuficientes e ainda hoje milhares de toneladas do lixo urbano são deixadas em locais impróprios e que causam grandes transtornos ao meio ambiente e também à sociedade.
0 comentários :
Postar um comentário