Podemos dizer que Karl Marx foi a pessoa que mais influenciou a economia mundial e continua influenciando até hoje! Suas ideias continuam sendo debatidas, seguidas por uns e odiadas por outros. Mas independente de concordar ou não com este pensador, é preciso entender a força que ele teve e determinação de expressar suas ideias em uma época em que a repressão era muito grande.
A humanidade já teve grandes pensadores, pessoas que viam o mundo e a vida de uma forma diferenciada e deixaram sua forma inovadora de ver as coisas, marcada para sempre, se tornando pessoas que até hoje são lembradas e têm suas obras estudadas por pessoas do mundo todo.
Um dos maiores pensadores do século XX foi um estudante de filosofia, direito e história nas Universidades de Bonn e Berlim, Karl Marx que foi o maior pensador do comunismo, criticando o capitalismo e criando uma linha de pensamento seguida por milhões de pessoas por todo o mundo, o Marxismo.
Karl Marx teve uma forma única de olhar para a sociedade e esta sua forma se tornou motivo de estudos e fez uma revolução mundial.
Nascido no dia 5 de maio de 1818, Karl Heinrich Marx foi idealizador de uma sociedade na qual a distribuição de renda fosse justa e equilibrada, tendo sido também um cientista social e extremamente revolucionário.
Publicidade:
A forma justa de querer a sociedade foi motivo de orgulho para muitos, mas despertou a ira em outras pessoas, que não estariam interessadas em ver seu bens sendo compartilhados com os mais necessitados.
E justamente por sua forma de ver a sociedade, o alemão foi expulso de vários países da Europa porque era muito radical em suas ideias, tendo levantado a bandeira do comunismo que atacou o sistema capitalista, juntamente com mais alguns radicais franceses e alemães no ano de 1840.
Livro o Capital a maior obra de Karl Marx |
Também escreveu o Manifesto Comunista com a colaboração de um dos seus seguidores, Engels, no qual criticava o capitalismo.
Marx faleceu no ano de 1883 em Londres, na Inglaterra, mas deixou vários seguidores de seus pensamentos, como Lênin que utilizou as ideias marxistas para sustentar o comunismo na União Soviética.
0 comentários :
Postar um comentário