A Homofobia é um tema sempre presente na mídia, porque a sociedade ainda não está preparada para conviver e respeitar as opiniões diferentes. Um grupo de pessoas se acha no direito de determinar o que deve ou não deve ser aceito por todos, inclusive, quanto à opção sexual.
Mesmo apesar de tantas mudanças pelas quais a humanidade vem passando, em pleno século XXI ainda convivemos com problemas que eram comuns há muitos anos atrás, como é o caso da homofobia!
A homofobia pode ser entendida por um ódio, repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade ou pessoas que são homossexuais.
E hoje em dia está mais em evidência o tema, porque as pessoas têm mais direito a se expressarem, por exemplo, em um país democrático como Brasil, as pessoas se sentem mais à vontade para assumirem a sua opção sexual, porém, nem todos estão preparados para conviver tendo que respeitar as opiniões diferentes e o problema surge em toda a região do país, surge a homofobia!
Aqueles que possuem esta fobia ainda não foram capazes de definirem completamente sua identidade sexual, o que por sua vez, acaba gerando dúvidas, angústias e até mesmo uma revolta, que são transferidas para aqueles que possuem essa preferência sexual.
Publicidade:
Um indivíduo, com essa fobia, para reafirmar sua preferência sexual e para se defender contra qualquer possibilidade de desenvolver um sentimento diferente do que ele esperava por pessoas do mesmo sexo, acaba se tornando uma pessoa agressiva e em muitos casos até mesmo cometer assassinatos como um mecanismo de defesa. Tanto que hoje nos noticiários estão mais presentes os casos de agressões, espancamentos e assassinatos até!
É muito comum, atualmente, que a homofobia parta do próprio homossexual, devido à sua negação em relação a sua própria sexualidade. Mas também pode ser por questões culturais ou até mesmo religiosas.
A homofobia é uma forma de preconceito, cujo objetivo é colocar o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade.
Isso acontece por que muitos homofóbicos acreditam que a heterossexualidade deveria ser um padrão, uma norma a ser seguida por toda a sociedade.
Esse termo “homofobia” surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos 70 e a partir dos anos 90, teria sido espalhado pelo mundo todo.
O homofóbico ao ver um homossexual, pode atacá-lo verbalmente com calúnias, insultos verbais, gestos, ironias ou até mesmo agredi-lo fisicamente.
0 comentários :
Postar um comentário