Confira a seguir alguns exemplos de adjetivos pátrios, compostos, simples e derivados, entre outras informações.
A escrita é uma das habilidades mais belas que o ser humano possui, mas para escrever bem é importante conhecer a gramática da Língua Portuguesa. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a gramática, que é tão rica e cheia de elementos importantes, como o adjetivo.
O Adjetivo é uma classe gramatical de palavras que modifica o substantivo, dando-lhe um estado, qualidade ou característica. Eles seguem o substantivo podendo flexionar-se em gênero, número e grau. Existem vários tipos de adjetivos, sendo os mais comuns os simples, compostos, derivados e pátrios.
O adjetivo simples é aquele que possui apenas um elemento, a maioria dos adjetivos da língua portuguesa é simples. Alguns exemplos são: sábio, azul, quadrado, bonito, ciumento, bom, arrogante, entristecido, entre outros.
Veja como ele é empregado em uma frase:
O jovem arrogante caminhava pela rua com o nariz empinado, como se fosse o dono do mundo.
O adjetivo composto possui dois ou mais elementos, geralmente ligados por um hífen ou não. Alguns exemplos são: azul-marinho, verde-água, luso-brasileiro, surdo-mudo, afrodescendente, médico-hospitalar, entre outros.
Veja como ele é empregado em uma frase:
A menina surda-muda tentava falar através de gestos, mas ninguém lhe prestava atenção.
Publicidade:
O adjetivo derivado é aquele classificado de acordo com sua formação e estrutura, ele é formado através de outros radicais, podendo ser adjetivos, especialmente os primitivos, ou que pertença a outra classe gramatical. Alguns exemplos são: arroxeado (roxo), desconfortável (conforto), irreal (real), falsificado (falso), bondoso (bom), límpida (limpo), belíssimo (belo), amedrontado (medo), entre outros.
Veja como ele é empregado em uma frase:
Eu vi um belíssimo mar que parecia me chamar para adentrar suas profundas e límpidas águas.
Por fim o adjetivo pátrio é aquele que indica nacionalidade ou naturalidade, relacionando um indivíduo com seu local de nascimento ou residência. Estes são um tipo de adjetivos derivados que estão relacionados com países, estados, continentes, regiões, cidades, aldeias, vilas, províncias e povoados. Grande parte deles se deriva de acordo com o nome das localidades.
Eles podem apresentar ou não um padrão. Os adjetivos pátrios podem ser identificados facilmente através de seus sufixos. Veja alguns exemplos abaixo:
aco: eslovaco (Eslováquia)
ano: africano (África), romano (Roma)
ão: alemão (Alemanha), afegão (Afeganistão)
asco: monegasco (Mônaco)
ático: asiático (Ásia)
eiro: brasileiro (Brasil)
enho: porto-riquenho (Porto Rico)
ense: paranaense (Paraná), canadense (Canadá)
0 comentários :
Postar um comentário