Conheça as principais doenças transmitidas por gatos, seus sintomas e como se prevenir e combatê-las.
Apesar dos gatos domésticos serem animais limpos em comparação com pombos e ratos, isso não quer dizer que não possam transmitir doenças.
Pois além de serem hospedeiros de parasitas que são transmitidos ao ser humanos através de suas fezes, eles produzem uma proteína chamada Glucoproteína, a qual pode desencadear sintomas alérgicos em pessoas que tem propensão a ter alergias, como espirros, inchaços na pele, problemas respiratórios ou asma. Essa substância se encontra presente tanto em sua saliva como pelo.
Entre as doenças mais comuns transmitidas pelos gatos estão:
Toxoplasmose – uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, o qual é transmitido através das fezes dos gatos e outros animais como cães, coelhos, aves, suínos, gados, ratos e cobaias. Podendo ser transmitida também através da ingestão carne crua ou malcozida que esteja infectada.
Entre os sintomas estão ínguas no pescoço, febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo. A doença pode se manifestar ou se manter latente, apresentando-se somente em casos de imunidade baixa.
Caso não seja tratada pode ocasionar inflamação da retina, conjuntive, hemorragias oculares e embaçamento da visão.
Publicidade:
A doença acomete especialmente crianças até 10 anos, podendo ser transmitida pela mãe durante a gravidez. Para evitá-la é importante lavar bem os alimentos, evitar o contato direto com gatos e outros animais vetores da doença e cozer bem a carne.
Dermatomicose – é uma doença causada por fungos parasitas conhecidos como dermatófitos, eles podem ser transmitidos por animais como o gato através do contato direto.
A doença se manifesta em partes superficiais do corpo como pele, unhas e cabelos, sendo caraterizada pela formação de manchas vermelhas. A doença é facilmente tratada através de medicamentos específicos, no entanto é altamente contagiosa. Portanto o ideal é se tratar e também seu animal doméstico para que a doença não se espalhe.
Esporotricose – é uma doença causada pelo fungo Sporothrix schenckii, o qual está presente em plantas e madeira, como os gatos costumam circular em vários lugares, podem acabar contraindo a doença entrando em contato com plantas e madeira contaminada e passando para seus donos através do contato direto.
Entre os sintomas estão nódulos e pápulas inflamadas na superfície da pele, as quais podem se curar ou piorar evoluindo para feridas traumáticas e profundas, podendo atingir os órgãos internos. Por isso o ideal é tratar o mais rápido possível e caso identifique que seu gato tem a doença tratá-lo com luvas para não ser contaminado.
Outras doenças que podem ser transmitidas por gatos são sarna sarcóptica, toxocariose e ancilostomíase. Para evitar essas doenças o ideal é tomar todo o cuidado com seu gato, verificando se as vacinas estão em dia, levando-o ao veterinário com regularidade e garantindo-lhe uma vida saudável.
0 comentários :
Postar um comentário