quinta-feira, 20 de junho de 2013

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BACTÉRIAS


As doenças transmitidas por bactérias estão entre as mais comuns encontradas no mundo. Confira a seguir exemplos dessas doenças e como elas são transmitidas. As bactérias são seres vivos unicelulares, formados por uma célula procarionte. Elas podem ser encontradas em toda parte, mesmo nos lugares mais inóspitos do mundo. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BACTÉRIAS

Apesar de nem todas causarem mal ao ser humano, muitas delas causam doenças, podendo ser transmitidas e várias formas através de gotículas de saliva, contato com alimento ou objeto contaminado ou pelo contato sexual. Entre as principais doenças causadas por bactérias estão: Tuberculose, que é causada pelo bacilo da Mycobacterium tuberculosis, a qual ataca especialmente os pulmões. 

O tratamento, assim como na maioria dos casos de doenças causadas por bactérias se dá através do uso de antibióticos e vacinas preventivas. Hanseníase, que é causada pelo bacilo da Mycobacterium leprae, a qual causa lesões na pele e nas mucosas, sendo que o tratamento deve ser feito o mais breve possível para haver a recuperação total, caso contrário pode ser irreversível. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BACTÉRIAS

 Difteria, doença que afeta especialmente as crianças, causando dor de garganta, febre e fraqueza, caso o tratamento não seja feito o mais rápido possível pode ser fatal. Tétano, é uma doença causada pelo bacilo da Clorstridium tetani que é transmitido através de ferimentos na pele ou mesmo pelo cordão umbilical de recém nascidos quando é cortado por instrumentos não esterilizados.
Publicidade:
 Essa doença deve ser tratada o mais breve possível. Tracoma é uma doença causada pela Chlamydia trachomatis, ela é transmitida através de objetos contaminados, ocasionando inflamação conjuntiva e da córnea e se não for tratada a tempo pode levar à cegueira. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BACTÉRIAS

 Desinterias bacterianas são doenças causadas por diversas bactérias como Shigella e Salmonella, são transmitidas através da ingestão de água e alimentos contaminados, sendo muito comum em crianças de classe baixa que vivem em condições precárias de saneamento básico, deve ser tratada imediatamente. Sífilis é outra doença transmitida pelo contato sexual, ela é causada pela bactéria Treponema pallidum, apresentando uma ferida de bordas endurecidas e indolor próxima aos órgãos sexuais, chamada de cancro duro, o qual desaparece mesmo sem tratamento. 

No entanto a doença ainda permanece causando grandes males, pois afeta diversos órgãos do corpo, inclusive o sistema nervoso. Úlcera, se caracteriza pela formação de feridas em diversos locais do corpo, inclusive na pele, ela pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, ou também através de fatores genéticos, uso constante de certos medicamentos, que acabam provocando a secreção do ácido clorídrico que provoca essas feridas.

 Ela pode ser curada através do uso de medicamentos ou em casos mais graves, intervenções cirúrgicas. Uma das doenças mais perigosos é a meningite meningocócita, causada pelo meningoccoco, que apresenta sintomas como vômitos, rigidez dos músculos da nunca e febre alta, podendo ser fatal se não tratada a tempo. Outras doenças causadas por bactérias são acne, gonorreia, cólera, coqueluche, febre tifoide, febre reumática, furúnculo, doença de Lyme, etc.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BACTÉRIAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.