Muitos profissionais certamente já ouviram falar do Currículo Lattes, mas não sabem quais as principais diferenças entre este e o Currículo Vitae, nem tão pouco, as vantagens e necessidades de se ter um currículo na Plataforma Lattes.
Confira agora, tudo isto para conhecer e assim se beneficiar desta importante base de pesquisa.
Se você pretende alavancar sua carreira, na área ligada a pesquisas científicas ou até mesmo tecnológica não pode deixar de conhecer o CNPq.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - é uma instituição que está vinculada ao Ministério da Educação e que promove diversas ações junto ao setor educacional e de pesquisa, sendo muito procurado por quem deseja dar ênfase na carreira na área de pesquisa cientifica ou tecnológica.
Um dos serviços prestados à comunidade é a Plataforma Lattes que é o resultado da experiência do órgão na integração de base de dados de currículos, de grupos de pesquisa e também de instituições de ensino com um único sistema de dados.
Publicidade:
Muito se fala por exemplo em Currículo Lattes, mas poucos são os que de fato sabem do que se trata esta plataforma e quais são os benefícios obtidos em sua utilização. Se você está entre estas pessoas, conheça agora um pouco mais sobre a Plataforma Lattes.
Por meio da Plataforma Lattes pode ser elaborado o Currículo Lattes que é um tipo de currículo gerado para ser um registro do percurso acadêmico de estudantes e também de pesquisadores brasileiros, tornando-se um padrão nacional em instituições de ensino e pesquisa, sendo adotado por diversas instituições que fomentam pesquisas, também por universidades e institutos de pesquisas de todo o território brasileiro.
A vantagem de ter seu Currículo Lattes é que ele será em um formato padronizado e estará presente em uma das bases mais acessadas do meio.
Este tipo de currículo é diferenciado daquele tipo de currículo comum chamado de Currículum Vitae.
É que o Currículo Lattes é mais extenso do que o primeiro e deve conter detalhes da carreira do profissional, sendo ele indispensável para pleitear financiamentos na área de ciência e tecnologia, pois o Currículo Lattes traz toda a história de vida profissional da pessoa, sendo assim uma forma de averiguar se o profissional está realmente engajado em um processo de pesquisa e trabalho na área a que se refere, sendo que o Currículo Lattes, deve conter todos os dados de um profissional na sua área de atuação, tendo duas páginas para um profissional recém formado, de duas a quatro para um profissional já com experiência e até sete páginas para um profissional experiente, não devendo exceder dez páginas.
Caso você deseje saber mais sobre o Currículo Lattes da Plataforma Lattes acesse o site do CNPq no endereço [www.lattes.cnpq.br] no qual você obtém maiores informações, assim como poderá criar o seu Currículo Lattes.
0 comentários :
Postar um comentário