O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, confira alguns exemplos de alimentos que o protegem, para você mantê-lo sempre em bom funcionamento.
O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano ele é responsável por ajudar no metabolismo de diversas substâncias, livrando nosso corpo de impurezas, assim desintoxicando nosso organismo, além de ter um alto poder regenerativo.
No entanto devemos tomar certos cuidados para que não ocorram problemas como em casos de doenças, entre elas hepatites virais, doenças alcoólicas do fígado, doenças hepáticas, fibroses e cirroses hepáticas, entre outras.
Para isso há alguns alimentos que são capazes de proteger o fígado, como a alcachofra, por exemplo, que contém em sua composição a silimarina um forte antioxidante, que é capaz de inibir a formação da atividade de tumores, prevenindo a formação de radicais livres, sendo muito utilizada no tratamento de doenças hepáticas.
O alho também é muito importante, contendo compostos organosulfarofatos que também protegem órgão do câncer além de melhorar o sistema imunológico e agindo na desintoxicação do fígado. As verduras e legumes, especialmente os verdes como o agrião, a couve, espinafre, feijão verde e alface são muito bons para o fígado, pois eles contém uma substância chamada clorofilina que protege não só o fígado como a pele e o estômago.
Publicidade:
O rabanete tem uma essência sulforada que também aumenta a secreção da bile pelo fígado.
As frutas também fazem muito bem ao fígado, como o abacaxi que contém a bromélia, uma enzima que auxilia na digestão, desobstruindo o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. A maçã contém pectina uma fibra solúvel que ajuda a diminuir a taxa de colesterol, facilitando a digestão de gorduras.
Os frutos silvestres como morango, amora, cereja e framboesa são fortes antioxidantes que ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado, protegendo também a pele e o esôfago.
Outro alimento que faz bem é o própolis, uma resina produzida pelas abelhas que contém bioflavenóides que ajudam a melhorar a função hepática, aumentando seu poder de desintoxicação do organismo.
O gengibre também faz muito bem ajudando na secreção da bile, assim evitando que as gorduras se acumulem no fígado.
O azeite contém ômega 9 que faz bem ao fígado, assim como o salmão que contém ômega 3 uma gordura boa que ajuda em sua proteção. E por fim a água que faz bem para diversas coisas, entre elas ajudar a eliminar as toxinas do organismo, além de ajudar na produção da bile, que seria impossível sem água, por isso é bom sempre ter uma garrafinha por perto.
0 comentários :
Postar um comentário