O Seguro Desemprego é um benefício pago ao trabalhador brasileiro demitido, para que ele tenha uma renda, por prazo determinado, até que possa conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
O trabalhador brasileiro tem vários direitos garantidos pela CLT ou Consolidação das Leis Trabalhistas que é a lei maior que rege os contratos de trabalho, de vários tipos, em todo o território brasileiro garantindo direito e passando ao trabalhador quais são as suas obrigações junto ao seu empregador.
Mas para usufruir destes direitos, o trabalhador precisa estar devidamente registrado, sendo que a firma deverá registrar em sua carteira de trabalho o início de suas atividades, este é um direito do trabalhador, o qual ele deve exigir que seja cumprido, pois esta é a única garantia que ele tem de que poderá contar com todos os benefícios que o Governo oferece aos trabalhadores brasileiros.
Um dos direitos que o trabalhador brasileiro tem garantido é o seguro-desemprego que é um benefício que garante ao trabalhador que é demitido sem justa causa que possa ter outra renda até que possa estar novamente empregado. Vale deixar bem claro que o Seguro Desemprego é uma ajuda, para que o trabalhador possa se manter enquanto procura nova oportunidade no mercado de trabalho e o Governo tem trabalhado muito neste quesito, evitando que o Seguro seja utilizado para outros fins.
Publicidade:
O seguro-desemprego estava previsto na Constituição Federal do ano de 1946, porém só foi efetivamente criado no ano de 1986 pelo então presidente José Sarney e de lá para cá sempre é reajustado de acordo com o reajuste do salário e outros índices, o que ajuda muito o trabalhador que não possui renda na hora de procurar outro emprego.
No ano de 2013 o seguro-desemprego terá um reajuste de até 14,1%, sendo este índice de acordo com o valor do INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor, sendo que o valor da parcela máxima será de R$1235,91.
O cálculo da tabela para verificação do valor que o trabalhador receberá como seguro-desemprego será de 0,8, ou seja, o valor do salário médio recebido pelos trabalhadores terá um acréscimo de até 80%, sendo que em alguns casos o acréscimo será de 0,5 ou de 50%, assim o benefício terá um reajuste até razoável em comparação com outros benefícios que são disponibilizados para os trabalhadores brasileiros facilitando muito a vida de quem precisa de renda até ter acesso a uma nova fonte de renda.
Ao começar a receber o seguro desemprego, o trabalhador deve se empenhar ao máximo para conseguir um novo emprego o quanto antes, pois o seguro é pago por tempo definido e por isto mesmo, quanto antes o trabalhador conseguir novo emprego, melhor será para ele.
0 comentários :
Postar um comentário