Saiba tudo sobre o urso polar, seu reino, habitat e classificação de sua espécie.
O urso polar é o maior mamífero carnívoro terrestre que existe, ele pertence ao Reino Animália e também à família Ursidae, seu nome científico é Ursus maritimus.
Ele também é conhecido como urso branco e juntamente com o urso-de-kodiak ocupa o lugar de maior urso.
Esse animal também conhecido como urso branco, por sua pelagem diferenciada. Ele é encontrado no círculo polar ártico e áreas continentais adjacentes, se concentrando nos países da Dinamarca, Noruega, Rússica, Estados Unidos e Canadá. Como vive em áreas inóspitas ao ser humano, seu habitat não foi tão devastado como de outras espécies, por isso é o carnívoro que mais preserva sua distribuição original.
No entanto a espécie está classificada como “vulnerável” pela IUCN - União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais devido a exploração de petróleo e gás natural na região onde ele vive, que proporciona a contaminação por poluentes, assim como a caça predatória e mudanças climáticas.
Ele costuma ficar em áreas onde o gelo encontra a água, pois nesses locais se encontra uma maior diversidade biológica, inclusive seu principal alimento, a foca.
O urso polar se alimenta de várias espécies de focas, mas também fazem parte de sua dieta o pequenos mamíferos, aves, ovos, peixes e vegetação, a qual é sua última alternativa. ´
O urso polar tem características marcantes como seu pelo branco, que pode ser amarelada no verão, ou até cinzenta ou castanha, isso acontece devido a oxidação provocada pelo sol.
Publicidade:
Os machos podem chegar a 800 kg e 2 metros de altura, enquanto que as fêmeas chegam a 300 kg e medem cerca de 1,5 m.
Além disso, os ursos polares são excelentes nadadores, sua gordura corporal proporciona-lhes flutuabilidade, sendo que ele nada estilo cachorrinho, podendo alcançar uma velocidade de até 9,7 km/h. Enquanto que em terra, correndo pode chegar a até 40 km/h.
Essa espécie é solitária, só tendo contato somente na época de reprodução, onde os machos e fêmeas permanecem juntos por um curto de tempo que geralmente acontece no final do inverno e início da primavera. Fora dessa época os machos vivem sozinhos, não sendo territorialistas, vivendo em uma área sem limites definidos.
A gestação costuma durar de 195 a 265 dias.
A fêmea chega a ganhar 200 kg durante a gravidez, ingerindo grandes quantidades de comida, pois posteriormente ela constrói um túnel no gelo que serve de toca, onde entra em estado dormente, parecido com a hibernação. . Podem nascer até três filhotes em uma ninhada, eles nascem muito pequenos sem pelos e cegos. As mães ficam com os filhotes por dois ou três anos, ou até que eles desmamem.
0 comentários :
Postar um comentário