Os trabalhos para Feira de Ciências devem ser criativos e chamarem a atenção do público. Confira agora algumas sugestões, algumas dicas para você fazer o seu e aproveite a ocasião para colocar em prática tudo que você aprende dentro da sala de aula.
As feiras de ciências são uma ótima oportunidade das crianças mostrarem o seu nível de conhecimento em determinada matéria ou até mesmo em um ramo da ciência em geral e em muitas escolas as feiras de ciências são realizadas semestralmente ou até trimestralmente, fazendo com que alunos de todas as séries se mobilizem para colocar o conhecimento em prática e mostrar às pessoas que ainda não conhecem sobre determinado assunto.
A feira de ciências tem uma outra grande vantagem, é que de forma geral, os alunos realizam os trabalhos em grupo, ou seja, desde cedo aprendem a conviver em grupo, trabalhar em equipe, aprendem a lidar com opiniões diferentes e a respeitarem o ponto de vista de cada um dos seus colegas.
E claro, além destas vantagens, tem ainda o fato de que eles verão na prática, tudo que aprenderam na teoria. As escolas que incentivam a realização das feiras de ciências estão contribuindo muito mais para o bom preparo de jovens e crianças para o futuro.
Publicidade:
Se você escolher um destes ramos da física pode escolher entre experiências com centro de massa; centro de gravidade; pêndulos mágicos; medida de impacto; efeitos da pressão atmosférica; gerador de anéis de fumaça; a fonte de Heron; a lei de Boyle; lentes fluidas; o pendulo de Pulfrich; a experiência de Land; um forno solar; medição da velocidade da luz; a luz polarizada e várias outras experiências que podem ser feitas e que vão prender a atenção das pessoas.
Se você quiser aprender a fazer uma destas experiências para sua feira de ciências pode acessar o site que dá explicações de como fazer cada uma delas, sendo que em alguns casos a experiência é bastante fácil de ser realizada e certamente trará mais conhecimento tanto para seus colegas como para a comunidade que visitará a feira de ciências da sua escola.
Se você perceber que é uma experiência mais complexa ou que ofereça qualquer tipo de risco, peça a opinião de seu professor. Algumas experiências envolvem fogo, eletricidade, ou até mesmo material que pode furar ou cortar. Não arrisque, peça apoio do professor e se for preciso sempre tenha um adulto por perto, para que ele possa ajudar vocês a realizarem a experiência na Feira de Ciências, sem correrem nenhum risco.
Acesse e confira: [www.seara.ufc.br/sugestoes]
0 comentários :
Postar um comentário