O arcadismo é uma escola literária que influenciou alguns autores no século XVIII, confira a seguir os principais autores no Brasil e Portugal.
O arcadismo tem como principal característica a exaltação da natureza e tudo o que lhe diz respeito, os autores procuravam através de suas obras criticar a burguesia e também os abusos da nobreza e do clero, cultuando o mito do homem natural opondo-se ao homem corrompido pela sociedade.
Por isso muitos poetas adotavam pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Essa escola literária tem como referência Arcádia, uma região campestre do Peloponeso na Grécia Antiga, sendo considerada o ideal de inspiração poética.
Os temas do arcadismo são bem comuns aos seres humanos, entre eles amor, morte, casamento e solidão. Os autores uniram os modelos clássicos da Antiguidade grego-latina e os renascentistas, ficando conhecida com experiência neoclássica que imperou em Portugal e no Brasil, modelando-se no arcadismo italiano.
Em Portugal o arcadismo teve início em 1756 com a fundação da “Arcádia Lusitana”, onde os intelectuais e artistas se reuniam para discutirem. Entre os principais autores portugueses estão:
Manuel Maria Barbosa Du Bocage, um poeta considerado o maior representante do arcadismo lusitano, entre suas obras mais conhecidas estão A Morte de D. Inez, A Pavorosa Ilusão e Elegia.
Publicidade:
A Marquesa de Alorna foi um nobre poetisa, conhecida como Alcipe. No entanto suas obras foram publicadas apenas após sua morte, entre elas Tomo em seis volumes com o retrato da autora.
Frâncisco José Freire que adotou o pseudônimo de Cândido Lusitano, foi um frade que marcou em sua estética neoclássica antes mesmo que se instalasse o arcadismo, entre suas obras mais famosas está Cartas Poéticas e Críticas, Vieira defendida, entre outras.
No Brasil o arcadismo tem início em 1768 com a fundação da “Arcádia Ultramarina” em Vila Rica, sendo inspirado por ideias iluministas e sentimentos e anseios nativistas.
Entre os principais autores brasileiros estão:
Freire Santa Rita Durão poeta considerado um dos precursores do indianismo no Brasil, sua obra mais famosa é Caramuru.
Cláudio Manoel da Costa destacou por ter ajudado a dar início ao arcadismo no Brasil com sua obra Obras Poéticas e Vila Rica.
Basílio da Gama poeta brasileiro que teve destaque com a obra O Uruguai.
Tomás Antônio Gonzaga poeta considerado o mais proeminente dos poetas árcades, entre suas obras mais famosas está Marília de Dirceu.
Inácio José de Alvarenga Peixoto um poeta brasileiro que foi detido e julgado por participar da Inconfidência Mineira, entre suas obras estão Sonho Poético e Canto Genetíliaco.
Silva Alvarenga um poeta brasileiro entre suas principais obras está o poema herói-cômico, O Desertor.
Veja Também:
[Principais Autores do Romantismo no Brasil]
Veja Também:
[Principais Autores do Romantismo no Brasil]
0 comentários :
Postar um comentário