A obesidade infantil no Brasil é um problema sério que vem preocupando a todos, famílias, educadores, governos e a sociedade em geral.
A obesidade tem crescido muito no Brasil nas últimas décadas, as causas da obesidade podem ser fatores hereditários, mas também está associado aos maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Os bons hábitos alimentares podem, e deve, ser aprendidos desde cedo, dificultando assim o risco de obesidade em nossas crianças, uma boa educação começa em casa, porem as escolas tem um papel fundamental. Hoje no Brasil a obesidade tem se tornado um problema público.
Já não é mais só questão de estética, a saúde de milhões de brasileiros estão em risco, justamente pelo excesso de peso. As pessoas estão se alimentando de forma incorreta e praticando muito pouco exercício. E as crianças crescem neste ambiente e por isto mesmo, desde muito cedo, elas já estão acima do peso.
Com o objetivo de diminuir a obesidade infantil o Ministério da Saúde lançou um manual de ensino para uma boa alimentação nas cantinas escolares, substituindo o frito por assado e os alimentos industriais por naturais sem conservantes. Acredita-se que apresentando desde sedo as crianças a uma alimentação natural, futuramente encontraremos um taxa maior de adultos saudáveis.
Publicidade:
Mas a escola por sua vez induz estas crianças a estarem desenvolvendo alguma atividade física, brincadeiras que inocentemente estimulem não só um bom condicionamento físico como também abrem a imaginação destes futuros adultos.
As instituições de aprendizado fazem parte da formação do caráter das crianças, mas o exemplo dos pais são essenciais.
Palestras feitas nas salas de aula, as atividades físicas e o desenvolvimento na área de alimentação escolar é um grande passo para abaixar os índices de doenças cardiovasculares, além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono e alguns tipos de câncer causados pela obesidade. Educando uma criança assim, certamente teremos um adulto saudável.
Mas a sociedade é responsável como um todo, para acabar de vez com o problema da obesidade infantil no Brasil, os órgãos públicos precisam oferecer mais espaços verdes, onde as crianças possam correr e se divertirem com segurança e os pais precisam acompanhar seus filhos diariamente, oferecendo-lhes uma alimentação saudável e incentivando-os à prática de alguma atividade física diariamente.
Veja Também:
[QUALIDADE DE VIDA- TRABALHO ESCOLAR, RESUMO]
Veja Também:
[QUALIDADE DE VIDA- TRABALHO ESCOLAR, RESUMO]
0 comentários :
Postar um comentário