Os cuidados paliativos no Brasil ainda estão ‘engatinhando’, mas já há muitos profissionais atuando na área e se você precisar poderá encontrar ajuda especializada que com certeza lhe trará conforto e paz neste momento tão difícil.
Ter uma doença que apresenta riscos para a saúde do paciente é uma condição muito difícil, tanto para ele próprio como para a sua família que passa por momentos muitos complicados ao se deparar com a real possibilidade de morte e, principalmente, com o sofrimento causado por algumas doenças, por isto, foram criado por pessoas, ainda na Idade Média, que cuidavam de moribundos e doentes em estado grave os Cuidados Paliativos.
Os cuidados paliativos são procedimentos realizados pelos médicos atualmente que conseguem melhorar a qualidade de vida dos pacientes que estão com doenças difíceis de serem curadas, para que haja o alívio da dor e de sintomas físicos em geral, sintomas sociais, emocionais e até espirituais.
Quando um paciente está com uma doença que dificilmente será curada ele entra em um estado de depressão profundo e leva boa parte da família para este estado com ele. Isto faz com que a qualidade de vida do paciente e seus familiares e amigos caia muito.
Publicidade:
Os cuidados paliativos visam justamente isto, fazer com que o paciente passe por esta tão difícil fase sofrendo o menos possível. E nesta tentativa não está incluso somente o fato de dar ao paciente remédios para aliviar a dor, muito pelo contrário, os cuidados englobam todos os aspectos considerando inclusive todos aqueles que convivem com o paciente.
No Brasil os cuidados paliativos são muito pouco divulgados e sofre até mesmo preconceito da área médica por confusão com eutanásia ou outro forma de procedimento que interrompa a vida, porém a Associação Nacional de Cuidados Paliativos - ANCP - ajuda pacientes, médicos, profissionais da área médica e até a família destas pessoas a terem mais conhecimento do tratamento humanizado e ativo do paciente que sofre com doenças que causam dores acima do normal e que estão com condições físicas muito ruins.
Os cuidados paliativos no Brasil não são regularizados por nenhuma lei, assim os órgãos de saúde e profissionais ficam perdidos ao atender pacientes em fase terminal.
Se você tem um familiar, amigo ou conhecido com doenças em estágio terminal pode procurar a ANCP para ter maiores informações a respeito do assunto no site que vamos deixar nessa matéria.
Ou então através do telefone de contato: (11) 5051-0555 no qual o paciente e a família podem receber maiores informações a respeito deste tratamento ou conjunto de ações que podem ser desenvolvidas para melhorar o paciente que se encontre em situação de alto risco. Os cuidados paliativos são muito importantes tanto para o paciente como para toda a família. Acesse o site e procure se informar, pois com certeza você encontrará apoio em um momento tão difícil de sua vida, quando a doença consegue nos arrancar todas as esperanças.
Acesse e confira: [www.paliativo.org.br]
Acesse e confira: [www.paliativo.org.br]
0 comentários :
Postar um comentário